ESCRITORES

ESCRITORES

Raduan Nassar: Lavoura Arcaica - Uma Metáfora Poética



A obra foi adaptada para o cinema pelo cineasta Luiz Fernando Carvalho, com Selton Mello, Raul Cortez, Juliana Carneiro, Leonardo Medeiros e Simone Spoladore no elenco, num filme considerado pela crítica como um exercício de sensibilidade, uma obra-prima do cinema brasileiro.

OUTROS FRAGMENTOS DO FILME: [Lavoura Arcaica-1], [Lavoura Arcaica-2], [Lavoura Arcaica-3], [Lavoura Arcaica-4]
Para assistir ao filme completo, acesse:[www.youtube.com/watch?v=YkihUlo0A74]



LIVRO:
Lavoura Arcaica - Raduan Nassar


[O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor; embora inconsumível, o tempo é nosso melhor alimento. Sem medida que o conheça, o tempo é contudo nosso bem de maior grandeza: não tem começo, não tem fim. É um pomo exótico que não pode ser repartido, podendo entretanto prover igualmente a todo mundo. Onipresente, o tempo está em tudo]

[... rico só é o homem que aprender, piedoso e humilde, a conviver com o tempo, aproveitado-se dele com ternura, não contrariando suas disposições, não se rebelando contra o seu curso, não irritando sua corrente, estando atento para o seu fluxo, brindando-o antes com sabedoria para receber dele os favores e não a sua ira. O equilíbrio da vida depende essencialmente deste bem supremo, e quem souber com acerto a quantidade de vagar, ou a de espera, que se deve pôr nas coisas, não corre nunca o risco, ao buscar por elas, de defrontar-se com o que não é]

[Os olhos no teto, a nudez dentro do quarto; róseo, azul ou violáceo, o quarto é inviolável; o quarto é individual, é um mundo, quarto catedral, onde, nos intervalos da angústia, se colhe, de um áspero caule, na palma da mão, a rosa branca do desespero, pois entre os objetos que o quarto consagra estão primeiro os objetos do corpo]

A edição do clássico lançado em dezembro de 1975, Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, é um texto em que se entrelaçam o novelesco e o lírico, por meio de um narrador em primeira pessoa - André, o filho encarregado de revelar o avesso de sua própria imagem e, consequentemente, o avesso da imagem da família. É sobretudo uma aventura com a linguagem: além de fundar a narrativa, a linguagem é também o instrumento que, com seu rigor, desorganiza um outro rigor, o das verdades pensadas como irremovíveis. "Uma revelação, dessas que marcam a história da nossa prosa narrativa", segundo o professor e crítico Alfredo Bosi.
Lavoura Arcaica, Raduan Nassar, Edição Comemorativa 30 anos, [Companhia das Letras]

12 comentários:

Azul cielo disse...

Gracias por seguirme (:
te sigo !

Luiz Neves de Castro disse...

Raul, Gracias por los enlaces y la información, me será útil. Ahora me paso por tu blog!
Um afetuoso abraço da Bahia!

Eliete disse...

Luis , quando assisti Lavoura Arcaica fiquei impactada com a densidade das cenas, pela história, por tudo. Adorei! Depois de alguns dias quis assistir de novo, mas não consegui. Senti que teria dispor de muitas emoções.um abraço, Eliete

Vivian disse...

Bom dia Luiz!!!

Que livro interessante!!Já anotei pra mim!!
A linguagem é bem envolvente!!É ótimo mergulhar na leitura!!
Adorei a dica!!
Beijos
Boa semana!!
*Vou procurar o filme também!!Mas pra mim o livro é sempre melhor...

Lígia Guerra disse...

Adorei a dica e anotei, o seu blog é o máximo!
Beijos Av3ssos,
Lígia

Rita Contreiras disse...

Profundo, instigante e oportuno...vou atrás!Abraço.

Lisiane Pohlmann disse...

Assisti ao filme, excelente. A filmagem não é das melhores, por certo, mas o intuito é instigante, poético, lindo.
Beijos.

Felicidade Clandestina disse...

Que bonito está aqui Luiz :)


Preciso retomar minha leitura com Lavoura Arcaica... com tantas coisas na cabeça não pude terminar.


Beijos meu caro,
fique em paz!!!

Anônimo disse...

Obrigada pela visita e pelas doces palavras no meu canto, muito me deixaram feliz.

Saiba que estando aqui p. te conhecer, fica dificil de ir embora, pq. gosto da forma como escreve. Suas escritas são providas de muita sensibilidade, brinca com as palavras e o texto fica deliciosamente delicioso. Parabens.

No meu canto escrevo sobre " um tudo um pouco" por isto tem este nome MISCELANIA. Mais o objetivo maior é sempre o amor, os relacionamentos afetivos, um pouco de humor, abobrinhas, coisa de mulezinha enfim, esta troca de figurinhas no mundo do Blogsfera. Puro aprendizado...

Adorei e voltarei mais vezes.
A dica do livro é fantástica eu li a sinopse num Cyber na hora do café, sou advogada e entre uma audiência e outra corro pra onde mais gosto de estar... Livrarias.

Com carinho

Neidy Gautama Batista disse...

Moço,
Vou me tornar repetitiva, dizendo que adoro o seu estilo.
"O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor" É meu caro essa é a mais pura verdade!.

BEIJOOOS Carinho,
Neidy Gautama.

Margot Félix disse...

Gosto muito de guardar a fotografia desse filme na minha lembrança. É belo o filme e perfeitas as interpretações.

Abraço!

disse...

Bela crítica! E me tocaste muito com a trascrição dos parágrafos sobre o tempo... tenho pensado muito no papel do tempo em nossas vidas.
Tb só assisti ao filme, que me tocou muito... interessante que geralmente faço o contrário, neste caso foi exceção, talvez pq o livro nunca tenha caído nas minhas mãos.
É bom demais te ler!
Beijos!