ESCRITORES

ESCRITORES

Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo

Pierre Fatumbi Verger - Orixás
ORIXÁS: Na mitologia yoruba, orixás são divindades ou semideuses criados pelo deus supremo Olorun. Os orixás são guardiões dos elementos da natureza e representam todos os seus domínios no aye (a realidade física em que os humanos estão inseridos segundo a tradição iorubá). Também existem orixás intermediários entre os homens e o panteão africano que não são considerados deuses, são considerados "ancestrais divinizados após à morte". Os orixás são cultuados no Brasil, Cuba, República Dominicana, Porto Rico, Jamaica, Guiana, Trinidad e Tobago, Estados Unidos, México e Venezuela.
CONTINUE A LEITURA EM:  [pt.wikipedia- orixá]

A EDITORA CORRUPIO, dando continuidade à publicação no país sobre cultura negra, na qual são estudados os fundamentos históricos e mitológicos, a descrição dos rituais, os laços de profunda afinidade cultural entre a África (região do Golfo de Benin) e Brasil (Salvador e Recife), editou Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo, com tradução de Maria Aparecida da Nóbrega.
Pierre Fatumbi Verger, a quem se deve este minucioso trabalho, viveu durante dezessete anos em sucessivas viagens, desde 1948, pelas bandas ocidentais da África, em terras iorubás. Tornou-se babalaô em Kêto, por volta de 1950, e foi por essa época que recebeu de seu mestre Oluwo o nome de Fatumbi: "Aquele que nasceu de novo (pela graça) de Ifá".
PARA ADQUIRIR O LIVRO E SABER MAIS SOBRE A VIDA E OBRA DE PIERRE VERGER, ACESSE: 
Orixás - Dique do Tororó
Esculturas dos Orixás, obra do artista TATTI MORENO no Dique do Tororó - Salvador, em belíssimas imagens e textos explicativos de Célia Cerqueira: [FLICKR.COM/CELIACERQUEIRA]


Cada orixá existente no candomblé ou umbanda tem uma correspondência com um dia da semana, assim como cores e saudações específicas. 




VÍDEOARTE CORRELATO: [ORIXÁS DE CARYBÉ]

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela postagem. Em dias como os atuais em que os poucos e sérios Centros de Umbanda lutam bravamente pra manter a cultura, tradição e o respeito para com a religião, e infelizmente nos deparamos com tantos desmandos espalhados por aí, de gente mal intencionada, dá gosto de ler um post como esse.

Guará Matos disse...

A África e suas diversas culturas.
Valeu ser sempre lida e estudada.

Abraços.

Anônimo disse...

Muito interessante esta postagem!!!!

Tenha uma excelente noite Luiz.

Beijos.

Márcio disse...

Creio que quanto mais informação houver sobre as religiões afro-brasileiras, menor a possibilidade de o preconceito acontecer. Mas temos de ficar de olho no desrespeito, particularmente quando ele vem oficialmente de outras religiões. Em Salvador e no Rio é sabido que alguns pastores neopentecostais insuflam seus fiéis contra terreiros de Candomblé e Umbanda. Abaixo esses canalhas!