ESCRITORES

ESCRITORES

Vida & Obra - Machado de Assis, por Luís Augusto Fischer

Machado de Assis, Por Luís Augusto Fischer


A vida do maior escritor brasileiro de todos os tempos ainda é bastante desconhecida, e talvez assim permaneça para sempre. Machado de Assis pouco escreveu diretamente sobre sua infância e juventude, e muitas vezes parece ter mesmo decidido silenciar sobre vários aspectos de sua vida pessoal. Para dar um exemplo: depois da morte da esposa, ele mandou destruir a correspondência que havia mantido com ela. Perdeu-se um material que certamente poderia ter contribuído para nós, seus pósteros, sabermos mais a respeito de sua intimidade. Mesmo na maturidade, quando se havia convertido em uma figura de prestígio público, há aspectos bastante obscuros de sua experiência. Quando começou seu problema de saúde? Por que ele não manteve laços claros com parentes seus e de seus pais? É verdade que ele renegava sua condição de descendente de escravos?
Essas perguntas e várias outras permanecem lamentavelmente sem resposta clara. Mas isso não desautoriza as perguntas: por mais que saibamos que a obra de arte nunca responde diretamente aos aspectos da vida real do autor, a vida de um grande artista sempre interessa, em alguma medida, para a compreensão de sua obra. Nem que seja para a gente admirar como é que o sujeito pôde, em meio a seus tormentos pessoais, inventar os mundos que inventou, flagrar as tantas coisas que flagrou.
SAIBA MAIS EM:

2 comentários:

disse...

Bah, Luiz! Tenho um grande resgate a fazer com MAchado de Assis por resistência às leituras obrigatórias do colégio!
Ah, e vendo a foto que abre o teu blog hoje, lembrei da livraria El Ateneo, de Buenos Aires. Não sei se já usaste alguma foto de lá, se não, vale a pena conferir!
Beijos e boa semana!

MOISÉS POETA disse...

Para mim ,Machado ainda é o maior escritor brasileiro. tenho grande parte da sua obra em minha estante. o bruxo do cosme velho, para mim é impagável .

abraços ,Luiz!