ESCRITORES

ESCRITORES

Guerra do Pau de Colher - Massacre à sombra da ditadura Vargas

Ditadura Vargas, Messianismo, História
O Brasil viu surgir vários movimentos messiânicos no final do século XIX e início do século XX, mas poucos ocorreram depois dos anos 1930, quando o país entra definitivamente na chamada modernidade. No entanto, o movimento conhecido como Pau de Colher venceu essa barreira. A maior parte de seus integrantes foi massacrada nos anos de 1937 e 1938, no território de Casa Nova, na região norte da Bahia. Os religiosos enfrentaram as forças do estado brasileiro, em plena caatinga, para defender seus ideais e crenças. Essa história está sendo revelada pelo escritor piauiense Marcos Damasceno, no livro “Guerra do Pau de Colher - Massacre à sombra da ditadura Vargas”.
Há 77 anos, a comunidade de Pau de Colher, no município de Casa Nova, na Bahia, foi palco de um massacre durante o governo de Getúlio Vargas. Cerca de mil pessoas morreram em confronto com as volantes e de fome e sede na caatinga. Hoje, no local, que abriga 38 famílias, ainda é possível encontrar resquícios da guerra e resgatar essa história que raramente é contada nos livros didáticos e nas escolas.




OUTROS VÍDEOS CORRELATOS:
[www.youtube.com/watch?v=d8__bLGGBtU]
[www.youtube.com/watch?v=Wa1v5OogWx4]

Documentário sobre o massacre de Pau-de-Colher, ocorrido em Casa Nova, interior da Bahia, em 1938. O vídeo traz relatos emocionantes de nove sobreviventes que na época tinham entre 4 e 21 anos de idade. Hoje eles podem ser considerados as últimas memórias vivas do que aconteceu naquele lugarejo. O documentário tem também a participação do historiador Gilmário Brito e do pesquisador Silvio Pinto, que recentemente lançou um livro narrando com mais detalhes essa história. Para adquirir o livro entre em contato por crisclt@yahoo.com.br



Nenhum comentário: