ESCRITORES

ESCRITORES

Fruto Proibido - Álbum antológico de Rita Lee


Fruto Proibido é o quarto álbum de Rita Lee, e o segundo com a banda Tutti Frutti, lançado em 1975, e que acompanhou a banda de 1973 a 1978. Acompanhada por Luis Sérgio Carlini (guitarra), Lee Marcucci (baixo), e Franklin Paolillo (bateria), ela criou uma obra que dialogava com as situações da metade da década de 70 - época de grandes mudanças sócio-culturais e de contínuas tempestades no cenário político brasileiro.
Calcado no blues rock, o som do álbum é hard rock em língua portuguesa, com mesclas de pop. O disco trouxe à tona uma variedade de sucessos que se tornariam definitivos na carreira de Rita Lee. "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow" e "Cartão Postal", coescrita com Paulo Coelho, parceiro musical que já era um importante letrista de rock no país, tem tonadas de rock puro. "Agora Só Falta Você" e "Luz Del Fuego" também revelavam uma temática feminista. "Ovelha Negra", considerada o hino de Rita Lee e provavelmente sua canção mais famosa, foi a música que a projetou como artista solo e independente, e encerra o disco com um aclamado e memorável solo de Luís Carlini.
Em 2017, Fruto Proibido celebrou 42 anos de seu lançamento. Desde então, tem sido constantemente citado como um dos álbuns mais seminais e mais definitivos de todo o rock brasileiro, possibilitando o movimento de rock nacional na década seguinte. Sua vendagem inicial de 200 mil cópias foi seguida por uma significativa crítica posterior; hoje é considerado um clássico e a obra-prima de Rita Lee, aquele que a condecorou com o título de Rainha do Rock Brasileiro. Em 2007, foi eleito o 16º melhor disco brasileiro de todos os tempos na lista dos 100 maiores discos da música brasileira feita pela Rolling Stone. Foi também incluído em uma lista da Superinteressante dos principais álbuns do rock brasileiro.
Para ler o texto completo, acesse: 
[aumentaqueissoarocknroll.blogspot.com.br/rita-lee-fruto-proibido-1975.html]

Para saber mais sobre a obra, acesse:
[acervomusical.wordpress.com/2010/05/30/album-fruto-proibido-de-rita-lee]

Charles Gavin comenta o disco “Fruto Proibido”, segundo disco da artista com a banda Tutti Frutti, lançado em 1975.




Nenhum comentário: