ESCRITORES

ESCRITORES

O letramento poético proposto por Renata Reis

Renata Reis ou Renata Poeta é uma escritora que busca difundir poesia além do formato livro. Ao levar poesia às crianças nas escolas do município de Ribeira do Pombal-BA e região, ela propõe um letramento poético com leveza, no qual energias prazerosas, fascínio e realização se misturam no decorrer do tempo.
Renata Poeta divulga o projeto “Construindo poesia na escola” no qual objetiva ressaltar o encantamento pela palavra levando poesia, atendendo as curiosidades do leitor e fazendo uma verdadeira festa literária, com sessões de autógrafos de seus livros e uma peça teatral com encenação de poemas seus e de outros poetas.
Renata, a partir do contato com seus leitores percebeu como ficavam maravilhados por conhecê-la, e assim, acrescentou as visitações um tempo mais distendido permitindo as crianças perguntarem desde o processo da escrita à publicação, mostrando que na escola é possível imprimir o gosto pela leitura e pela escrita.
Segundo a autora, esse projeto pode ser trabalhado do 1° ao 3° ano do ensino fundamental e escrever para crianças é uma questão de resgate, pois segundo ela, poucas pessoas adultas gostam de poesia, em algum momento perderam o encantamento da palavra, deixaram de admirar, e se não houver o estímulo deixamos de sonhar, deixamos de ver o lado belo das coisas. 

Vídeo que destaca participação da autora na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, onde lançou seu livro "Poesia para gente minúscula".
“Minúsculo: corresponde a muitíssimo pequeno ou a letra do alfabeto menor. ”Visualizada no sentido mais rico da palavra, o minúsculo aqui tem força, é visto numa beleza sem definição. Num misto de encantamento e felicidade que sentimos ao traçar as primeiras letras do alfabeto e lá está o minúsculo da vida, o grande sentido de transmitir e torna-se palavra. Poesias pra gente minúscula: É uma dessas criações que ficam engavetadas em algum lugar de nós, engana-se quem acha que a intenção deste trabalho é restrito apenas para crianças, é permitido aqui: o adulto, o idoso se transportar a este lugar glorioso que é o da nossa infância.


Nenhum comentário: