ESCRITORES

ESCRITORES

Clarice Lispector - Um Olhar Sobre a Obra

[A sensibilidade extraordinária de Clarice Lispector deu fôlego à Literatura brasileira e um novo sentido ao termo "Literatura Intimista". Mulher de beleza rara e exótica, a singularidade de seu olhar sobre o ser e estar no mundo superou em muito o exotismo de sua exterioridade. Escritora, advogada, jornalista e embaixatriz, foi uma cidadã do mundo. Vinda da gelada Ucrânia, criou-se no Recife e viveu em várias cidades do mundo, acabando por se fixar no Rio de Janeiro. Mas, lendo Clarice, vendo-a, ouvindo-a, tem-se a impressão de que foi uma pessoa que nunca encontrou lugar no mundo, senão no exercício doloroso de escrever. Quem nunca passou pela extraordinária aventura de penetrar seus textos não pode se furtar a essa experiência. Quem já experimentou sabe que se trata de uma tarefa sem fim, pois cada vez que retornamos a eles, mais e mais aspectos revelam-se sob nossos olhos atônitos. Trinta e três anos sem a presença física de Clarice. Mas o seu viver transbordou numa obra fantástica que tem a missão perpétua de transfigurar seus leitores.
Ler Clarice Lispector é uma aventura de risco. Nas vielas, esquinas e becos de seus escritos, pulsa uma intensidade arrebatadora capaz de levar o leitor a ficar frente a frente consigo mesmo. Trata-se de uma artista de alma insone, e quem respirou seu hálito nunca mais poderá dormir como antes...]
Leia texto completo, por Clenir Bellezi de Oliveira, em matéria da Revista Discutindo Literatura, [Editora Escala Educacional], Edição-14


VÍDEOS ESPECIAIS SOBRE CLARICE: [TV BRASIL-1], [TV BRASIL-2]

8 comentários:

Margot Félix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lívia Azzi disse...

O lugar do mundo dela era a escrita assim como o de todos os perdidos tem bom lugar em lê-la. Ela foi capaz de transpor tristeza em beleza e direcionar sentimentos de um modo sublime e intocável.

;-)

"Quem não é perdido não conhece a liberdade e não a ama" (C.L.)

Um beijo!

Margot Félix disse...

Adoro Clarice e também gosto muito dos textos da Clenir Bellezi. Tenho essa edição dessa revista e sempre dou uma revisitada.

Um abraço!

Guará Matos disse...

Obrigado amigo escritor, pela visita e pelas palavras a mim dirigidas.
Estamos juntos.
Aqui também é local de mente ágil e criativa.

Abraços.

Luiz Neves de Castro disse...

Alexandre, Margot, Lívia e Guará - a presença de vocês é força, é alimento imprescindível pra continuar. Um afetuoso abraço.

MOISÉS POETA disse...

muito boa essa postagem . clarice é sempre uma delicia de se ler , seus textos são viscerais e com dose cavalar de metafisica .

pena ja não estar mais entre nós . mas sua obra é imortal.

um abraço , meu velho!

Marluce, em palavras disse...

Luiz,


Um excelente post!


Tanta intimidade tinha Clarice com as palavras, elas eram tão parceiras que partilhavam a vida servindo uma a outra!

Gostei do blog!


Um abraço, Marluce

fatti navarro disse...

Clarice Lispector! eu amo tudo o que vem desta extraordinária Mulher!
bjus seja bem vindo em meu cantinho de amigos,te seguindo tb.

fatti___