ESCRITORES

ESCRITORES

O Pirulito da Ciência - Tom Zé




Tom Zé gravou a primeira retrospectiva de suas três vidas comemorando 359.000 horas, 20 minutos e 32 compassos dessas existências. As filmagens aconteceram em São Paulo, nos dias 5 e 6 de agosto de 2009, no Teatro da Fecap. Nesse encontro Tom Zé divertiu a plateia contando episódios de sua vida, sobre história recente de nosso país e ainda, em perfeita sintonia com sua ótima banda, recuperou parcela essencial de sua obra discográfica, reapresentando vinte e quatro composições importantíssimas de seu repertório.
CONTINUE A LEITURA, EM: [Tom Zé - O Pirulito da Ciência]

Tropicalista Lenta Luta

[É um livro incomparável, de um escritor incomparável, no sentido estrito da palavra: o que ele escreve não se compara à escrita de nenhum outro autor. É único. É assim que o editor do livro, Arthur Nestrovski, define "Tropicalista Lenta Luta", um livro que vai marcar a história da música popular brasileira]

Documento completo sobre a vida e carreira de Tom Zé - desde a infância em Irará, onde teve os primeiros contatos com a música, até sua consagração internacional como um dos maiores artistas da música brasileira. Fotos, letras e discografia recheiam a obra. Tropicalista Lenta Luta é aberto por um inédito texto autobiográfico, e também apresenta, na seção "Textos Recolhidos", artigos escritos para jornais e revistas sobre temas como literatura: "As Quatro Paredes de Franz Kafka", política: "Querido Presidente Lula", São Paulo: "Aniversário de São Paulo". O volume traz ainda uma entrevista com Tom Zé realizada por Arthur Nestrovski e Luiz Tatit, na qual o músico fala sobre música, família, ditadura militar, infância e assuntos polêmicos como a Tropicália.
CONTINUE A LEITURA EM: [Tropicalista Lenta Luta], [MundoFantasmo -Tom Zé]

16 comentários:

Antonio José Rodrigues disse...

Reconhecimento exponencial, Luiz, da cara da cultura brasileira. Abaços

Joelma B. disse...

Adoro ver Tom Zé se expressar... seja do modo que for, sempre me encanto...

Uma semana iluminada, Luiz...

Gisa disse...

Adoro Tom Zé! Excelente post e boa dica!
Um bj querido amigo

João Vitor Fernandes disse...

Tom Zé é um dos artistas mais completos do nosso país. Sua obra deveria ser mostrada aos mais jovens nas escolas numa tentativa de concientizar essa mulecada de que música é arte e não pornografia.

Abraços
Jão

Anônimo disse...

Tom Zé é um expoente da brasilidade.
Adoro esse cara !!!
Bela dica !!!
Abraços e ótimo ínício de semana

Brasil Desnudo disse...

Bom dia, Luiz!

Passando para desejar um Ano Novo e, agradecer por sua presença lá no Desnudo...

E que 2011 possamos contar com suas postagens, sempre brilhantes, de forma sempre a homenagear e valorizar nossa cultura...
Tom Zé deveria ser tombado pelo Iphan, como Patrimônio Cultural da Humanidade, não acha?

Belo pos, Luiz.
Abraços

Marcio RJ

Márcio disse...

Tom Zé é de uma lucidez incrível. Eu seria capaz de passar horas ouvindo-o discorrer sobre qualquer assunto, tal sua clareza e capacidade de cativar a atenção ao falar. Já para sua música, particularmente de uns dez anos para cá, não tenho mais tanta paciência. Mas nada que umas duas doses antes do show não resolvam ...

Marluce, em palavras disse...

Luiz,

Vir qui é certeza de um belo post!

Tom Zé é sensacional, de um história rica, de muito conteúdo bom, até é bom ouvi-lo, aprender mais sobre a vida com ele e acompanhá-lo em suas melodias; ariscando cantar, saber mais... rs


Um enorme abraço, Marluce

Vanessa Souza disse...

bateu uma vontade de ouvir...

MOISÉS POETA disse...

Uma bela postagem de começo de ano...

Luiz, um grande abraço !

Danny disse...

Excelente dica

Elton S. Neves disse...

Tom Zé com certeza é um dos maiores musicos da MPB,esse livro e filmagens de seu show são documentos importantes que registraram um pouco de sua magnifica história no mundo da musica. Abraços literários.

onzepalavras disse...

Feliz 2011 atrasado para voce também Luiz. Que esse seja um ano de muitas palavras. Ana

Anônimo disse...

O "cara" sabe o que faz e principalmente o que diz. Gosto muito do seu estilo irreverente e marcante. Eu tive a oportunidade de ir apenas a um show dele, aqui mesmo em minha cidade e ele é um artista completo, não apresenta somente suas letras e música, ele é teatral, espetacular!

Beijão.
Nane.

Marcia disse...

Olá amigo,
deu-me uma imensa vontade de conhecer mais o trabalho do Tom. Infelizmente, estou um pouco afastada da minha cultura - vivo na Alemanha-, e através da net é que vou me atualizando e conhecendo os talentos.
Beijos e obrigada.

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Tomzé é a última trincheira desse cultura brasileira, marota e lúcida. O último dos tropicalistas, também.
Acho que Tomzé é um marco importante na cultura musical e sua homenagem é muito justa.
Grande abraço e parabéns pelo blog.