ESCRITORES

ESCRITORES

"Ninguém dirige aquele que Deus extravia" - Raduan Nassar


Um copo de Cólera - Raduan Nassar
[Ninguém dirige aquele que Deus extravia]
[Hosana! eis chegado o macho! Narciso! sempre remoto e frágil, rebento do anarquismo]

["... me deixe, trepadeirinha", sabendo que ela gostava que eu falasse desse jeito, pois ela em troca me disse fingindo alguma solenidade "eu não vou te deixar, meu mui grave cypressus erectus", gabando-se com os olhos de tirar efeito tão alto no repique...]

"O corpo antes da roupa", afirma o personagem de Um copo de cólera ao narrar o que acontece numa manhã qualquer, depois de uma noite de amor, quando a aparente harmonia entre ele e sua parceira se rompe de repente. Tensa, contundente, a linguagem de Um copo de cólera alcança tal intensidade e vibração que faz desta narrativa uma obra singular da literatura brasileira, um clássico dos nossos tempos.
Leia reportagem na [RevistaEntreLivros], por José Castello, sobre Raduan Nassar e sua obra literária.
Um copo de cólera, editora [Companhia Das Letras]


Um copo de Cólera - Raduan Nassar
Um Copo de Cólera, de Aluízio Abranches (1998) – Mais uma adaptação da obra de Raduan Nassar, o longa narra um dia na vida de um casal, e como as diferenças silenciadas podem eclodir à luz de um acontecimento banal. Ele, um homem de 40 anos que vive tal qual um eremita numa chácara distante de tudo e de todos. Ela, uma jornalista atraente e de forte atuação política. Após uma noite tórrida de sexo, o conflito, provando a tese do próprio Raduan de que não há limite no amor que não seja o mesmo limite do ódio. Mais uma vez, uma adaptação fiel ao texto literário que lhe deu origem, beirando a reverência. O casal Alexandre Borges e Júlia Lemmertz protagonizaram cenas polêmicas, porém líricas, assim como o próprio texto. Uma obra sutil, quase desprovida de ação, com diálogos intensos e ferozes.
Texto e imagem: [gritoacreano.blogspot.com]




 Outros fragmentos do filme:

[Fragmento-1], [Fragmento-2]

18 comentários:

Gisa disse...

Interessante o argumento. Vou procurar lê-lo e, após, assisti-lo. Gosto desse tipo de abordagem.
Obrigada pela dica.
Um bj e bom domingo

Joelma B. disse...

Este livro faz parte de minha lista de leituras sem dúvida...

Bom domingo!

Abraço ilumonado!

Guará Matos disse...

Depois de exposição tá abalizada só me resta ler e indicar.
Abraços.

lolipop disse...

Mais uma referência que lhe fico a dever...pareceu-me apelativa essa trama.
bjo

Lívia Azzi disse...

"não há limite no amor que não seja o mesmo limite do ódio", e não são dois lados de uma mesma moeda?! Parece uma boa obra.

Um beijo!

Felicidade Clandestina disse...

Ainda não consegui o livro, mas o filme é excelente!

De fato, "não há limite no amor que não seja o mesmo limite do ódio."

Abraços meu caro =)

MOISÉS POETA disse...

ando em busca desse livro e lavoura arcaica.
o segundo eu li a 15 anos atrás , gostaria de reler...

raduan nassar deve ter tido seus motivos para abandonar a literatura. guardo comigo uma frase dele que adoro: ¨TODO SIM É UMA SEMENTE¨.

um abração, luiz!

Aleatoriamente disse...

Luiz,
passando para lhe deixar um beijo.
Um copo de cólera. Livro que aguçou minha curiosidade.

Beijinho.
Fernanda

Guará Matos disse...

Olá, amigaço...
Chegou o bom momento, ou o grande dia!
O sorteio esta lançado e você por me seguir e ler-me, convido-lhe a participar. Leia o regulamento e respondas as perguntas. São 20 livros que serão sorteados.
Vamos lá!
Sua participação é o meu grande presente.
JORNAL AFOGANDO O GANSO
http://afogandooganso.blogspot.com

Guará Matos,
@GuararemaMatos

Anônimo disse...

Olá, Luiz.

Muito interessante o seu espaço! Estou te seguindo... beijos. :)

Marinha disse...

Aproveitei a Feira do livro em Porto Alegre e adquiri meu exemplar. Agradeço a dica!
Uma noite deliciosamente criativa pra ti.

Ana Matias disse...

Maravilhoso o seu trabalho!
Abraços!

Aleatoriamente disse...

Bom dia Luiz!
Vim te ler mais um pouco.
E deixar um beijinho.

Fernanda.

Elenir disse...

Luiz!
Fiz a indicação do seu blog para receber o Prêmio Dardos! Vim convidá-lo para retirar no Viaje na Janela... se você curtir receber o selo ele estará a sua disposição, com muito carinho...
Beijos

Unknown disse...

Luiz,

Eu li o livro antes do filme. É denso, tenso, feroz, verdadeiro, vai até as raízes da complexidade do desejo entre homem e mulher e a tormenta da luta entre o desencontro das identificações.

Gostei do filme, um nunca substitui o outro.

Beijos,

Guará Matos disse...

Luizão,
Grato pelo presente, agradecido e exposto na sidebar esquerda do blog.
Um grande abraçoooooooooo!

Vanessa Souza disse...

Esse livro é dilacerante.

O filme também é bom.

Costurando-Marias disse...

Adoro Raduan Nassar, "Lavoura Arcaica", li muitas vezes.
Belo blog,
Estarei sempre por aqui,
Bjim, Soninha