ESCRITORES

ESCRITORES

Percepções do tempo na literatura musical de Caetano Veloso

[...Terra, Terra
Por mais distante o errante navegante
Quem jamais te esqueceria?
De onde nem tempo nem espaço
Que a força mande coragem
Pra gente te dar carinho
Durante toda a viagem
Que realizas no nada
Através do qual carregas
O nome da tua carne
Terra, Terra
Por mais distante o errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...]
Caetano Veloso - Música, Terra

Vídeos: [Oração ao Tempo], [Cajuína], [Trilhos Urbanos], [Terra]

Oração ao Tempo
És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo Tempo Tempo Tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo Tempo Tempo Tempo

Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo Tempo Tempo Tempo
Entro num acordo contigo
Tempo Tempo Tempo Tempo

Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo Tempo Tempo Tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo Tempo Tempo Tempo

Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo Tempo Tempo Tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo Tempo Tempo Tempo

Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo Tempo Tempo Tempo
Quando o tempo for propício
Tempo Tempo Tempo Tempo

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo Tempo Tempo Tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo Tempo Tempo Tempo

O que usaremos pra isso
Fica guardado em sigilo
Tempo Tempo Tempo Tempo
Apenas contigo e migo
Tempo Tempo Tempo Tempo

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo Tempo Tempo Tempo
Não serei nem terás sido
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo

Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo Tempo Tempo Tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo Tempo Tempo Tempo

Cajuína
Existirmos: a que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina

Trilhos urbanos
O melhor o tempo esconde
Longe muito longe
Mas bem dentro aqui
Quando o bonde dava volta ali
No cais de Araújo Pinho
Tamarindeirinho
Nunca me esqueci
Onde o imperador fez xixi

Cana doce, Santo Amaro
Gosto muito raro
Trago em mim por ti
E uma estrela sempre a luzir
Bonde da Trilhos Urbanos
Vão passando os anos
E eu não te perdi
Meu trabalho é te traduzir

Rua da Matriz ao Conde
No trole ou no bonde
Tudo é bom de ver
São Popó do Maculelê
Mas aquela curva aberta
Aquela coisa certa
Não dá pra entender
O Apolo e o Rio Subaé

Pena de pavão de Krishna
Maravilha vixe Maria mãe de Deus
Será que esses olhos são meus?
Cinema transcendental
Trilhos Urbanos
Gal cantando o Balancê
Como eu sei lembrar de você
Letras das músicas e textos extraídos do site: [www.caetanoveloso.com.br]


12 comentários:

Izabel Lisboa disse...

Olá Luiz! Quanto carinho em sua visita e no comentário postado lá em minha página.
"...nunca perder meu riso largo..."?! Diante da realidade, por vezes tão dura, essa é uma luta constante que pretendo, sim, continuar travando... Beijão e muito obrigada!
Tenha uma ótima semana!
Bel

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Luiz!
Vim especialmente te receber
pois sua chegada em meu blog é expressiva sendo
o 250 seguidor.
Bem vindo.
Vou passear em suas palavras e volto
para comentar.
Mas so lendo por alto estou encantada ja.
Estou no RJ ,mas hj segundo volto pra minha Pasargada que é no ES,
de la falo com mais calma. Alias...promovo um concurso de poesia, se estiver interessado manda um email pra esse endereço que te envi mais detalhes catiaho@hotmail.com
Bjins entre sonhos e delírios

Ana Paula Faoth disse...

Olá Luiz, seja bem vindo á minha casa, vou conhecer a tua tbm...rs!
Ahh e volte sempre que quiser!
Gde abraço...

MOISÉS POETA disse...

BACANA !
CAETANO SABE DAS COISAS . SEUS VERSOS E MUSICALIDADE SÃO DE UM LIRISMO FORA DO COMUM.
ORAÇÃO AO TEMPO É UMA DAS COISAS MAIS LINDAS QUE JA LI E OUVI.

ABRAÇOS , CAMARADA !

Margot Félix disse...

Ótima amante a quem se dedicar: a literatura.
Gostei do blog... vou seguindo e lendo seus textos.

Saudações literárias,
Margot Félix!
http://compartimentosecretopara.blogspot.com

Marinha disse...

Vontade de não sair mais daqui.
Gostei tanto que virei seguidora do blog.
Uma semana cheia de arte e sorrisos pra ti.

www.construtoradepalavras.com.br

Antonio José Rodrigues disse...

Todos os versos de cajuína terminam em ÍNA. Cajuína, Teresina... doce Piauí. Abraços

Márcio disse...

Luiz, noto que a maioria esmagadora de seus visitantes é composta de outros blogueiros. Não sei se isso é necessariamente ruim, mas certamente não é necessariamente bom, pois há uma tendência esquisita de um blogueiro, ao visitar outro, deixar apenas elogios nos comentários. Elogios são bons, necessários, mas também o são as críticas, questionamentos, emendas ... Discordar (com fundamentação, lógico) é preciso, senão fica tudo muito chato!

Luiz Neves de Castro disse...

Márcio, você tem as vezes o comportamento daquilo que na blogosfera se chama "EXU DE BLOG" O que é?
Exu de Blog é aquela pessoa que entra em seu blog só pra atazanar. Só pra deixar recado mal criado, reclamar, dar opinião onde não precisa.
É inevitável, já que o Exu de Blog não passa de um bichinho invejoso. 90% dos Exus de Blog, segundo a pesquisa do Instituto SOS Inveja, não possuem sequer um blog. Aliás, não possuem sequer vida, por que quem perde tempo com isso né?
Olha, vamos ser sinceros.
A internet é um espaço sem fim. Quando eu, uma pessoa do bem, vejo um site ruim, eu nem perco tempo com ele. Clico logo no xis no canto da tela e vou procurar outro que me agrade!

Márcio disse...

Luiz, você me entendeu mal. Seu blog é muito bom, tanto que sempre o visito. Mas acho importante, assim como elogiar, saber sugerir, questionar, criticar.

Acho estranho que você tenha escrito que entro em seu blog só para atazanar - releia, por favor, os comentários que já fiz, para verificar que sempre desejei acrescentar algo, nunca para provocar intriga ou confronto. Você usa a expressão "Dar opinião onde não precisa", que não compreendi bem. Existe algum assunto que não comporte mais nenhuma opinião? Menciona também a inveja dos que têm blog, o que entendi menos ainda.

Por fim, acrescento que nada de mal vejo na locução "EXU DE BLOG", pois Exu, você também sabe, é antes de tudo o mensageiro entre os Orixás, aquele que permite a comunicação entre eles. Gostaria de continuar fazendo meus comentários, sem cair nas platitudes. Mas você é o dono do blog, e se preferir que eu não mais participe, é só dizer, pois se trata, afinal, de sua casa virtual. Um abraço do visitante eventual que também é do bem.

Luiz Neves de Castro disse...

Márcio, lamento pelo equívoco e minha interpretação dada ao seu primeiro comentário. A Egrégora: Carrancas Literárias sempre foi um espaço de plena democracia no qual o visitante tem o direito de emitir qualquer opinião seja ela favorável ou não. Tanto é verdade, que os comentários do blog não sofrem moderação (análise prévia pelo gestor do blog)antes de serem publicados.
Em tempo velho amigo: você é o "exu de blog" que todo blogueiro quer ter como visitante. Um grande abraço e bola pra frente!

o refúgio disse...

Luiz, eu amo, amo esse disco do Caetano. Na pré-adolescência tinha em fita-cassete. Ouvi tanto que estraguei, rs... Depois comprei em cd. É um dos meus discos preferidos. Sempre ouvi muito Caetano Veloso. Mas gosto do artista, porque politicamente acho ele um horror!

Beijos