ESCRITORES

ESCRITORES

O que são Egrégoras?


Entrevista concedida ao Administrador na Teia de Blogs* do: [O Mundo dos Comentários]




*Uma grande ideia do nosso amigo Administrador que criou a TEIA DE BLOGS. Uma pessoa é entrevistada e apresenta o nome e Blog de uma outra para ser a próxima, criando uma teia e favorecendo a troca de informações entre blogueiros.



Entrevistador: qual é o nome do seu blog?

Luiz: Egrégora: Carrancas Literárias
A utilização do termo Egrégora pode gerar diferentes compreensões, mas afinal, o que exatamente significa Egrégora?
Algumas definições: "Palavra que se tornou popular entre os espiritualistas, significa a aura de um local onde há reuniões de grupo, e também a aura de um grupo de trabalho".
Outras definições são mais exóticas: "Egrégoras são entidades autônomas, semelhantes a uma classe de "devas" que se formam pela persistência e a intensidade das correntes mentais realizadas nos centros verdadeiramente espiritualistas; pois nos falsos tais criações psicomentais se transformam em autênticos monstros, que passam a perseguir seus próprios criadores, bem como os frequentadores desses centros".
Finalmente temos uma definição um pouco mais clássica: "Egrégora provém do grego "egrégoroi" e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade. A egrégora acumula a energia de várias frequências. Assim, quanto mais poderoso for o indivíduo, mais força estará emprestando a egrégora para que ela incorpore às energias dos demais".
Na média temos que: Egrégora é a somatória de energias mentais, criadas por grupos ou agrupamentos, que se concentram em virtude da força vibratória gerada ser harmônica.

Entrevistador: quando foi criado?
Luiz: Em maio de 2010.

Entrevistador: do que se trata?
Luiz: O Carrancas é um Blogbook para divulgação da arte literária e um livro de minha criação, um romance breve, intitulado "Parabólicas e Mandacarus", cuja estória está ambientada em Riopara - imaginária, pequenina e surreal cidade situada no vale do rio São Francisco (região onde nasci). No blog estão postados 5 fragmentos do livro ( vale a pena conferir).

Entrevistador: qual foi a intenção de criá-lo?
Luiz: Como sou um leitor compulsivo, meu intento foi levar ao conhecimento das pessoas que apreciam boa literatura livros que considero verdadeiras obras-primas da literatura brasileira e universal.

Entrevistador: você esperava fazer tanto sucesso?
Luiz: O blog não faz sucesso, pois divulgar cultura, principalmente a literária, interessa a um grupo muito restrito de pessoas.

Entrevistador: o que normalmente você posta?
Luiz: A maioria das postagens versa sobre Literatura. Temos também um pouco de Música (geralmente sobre compositores brasileiros), e filmes (obras literárias que foram transpostas para o cinema).

Entrevistador: qual é a frequência de postagens que você faz no seu blog?
Luiz: Uma postagem por semana.

Entrevistador: você só trabalha com esse blog ou tem mais?
Luiz: Apenas esse ( e olha que é bastante trabalhoso manter um blog em atividade e despertando o interesse de leitores e seguidores)

Entrevistador: já foi criticado negativamente em seu blog?
Luiz: Não, até o momento tenho sido tratatado com muito respeito e afetividade pelos leitores.

Entrevistador: fale mais um pouco do seu livro?
Luiz: "Parabólicas e Mandacarus" é uma fábula ambientada numa pequenina e imaginária cidade do vale são-franciscano, na região norte da Bahia onde nasci. É uma estória surreal contada de forma lúdica sobre o místico, o sobrenatural, a cultura popular com seus santos, demônios e feiticeiras. Há também aspectos humanos dicotômicos, como por exemplo, o eterno conflito entre o bem e o mal.

Entrevistador: quando decidiu ser um escritor e por que?
Luiz: Desde muito cedo, aos 14 anos já me sentia impelido para a Literatura. Leitor voraz, devorei toda literatura infantojuvenil disponível na biblioteca da escola, já tinha lido a bíblia inteira sem levar em conta o caráter religioso e me impressionado pelos livros: "Cântico dos cânticos" de Salomão e o Apocalipse de João.
Por que escrevo? Tenho a sensação de escrever para reproduzir o que já vivi antes, seja nesta ou noutras vidas dessa longa e infinita viagem na estrada do tempo.

Entrevistador: quais são os seus planos para o futuro e o futuro do seu blog?
Luiz: Continuar divulgando incansavelmente a cultura e a literatura brasileira e mundial de alta qualidade. No futuro, espero que o blog seja uma referência captando mais leitores em busca de cultura e conhecimento da arte literária na blogosfera.

Entrevistador: quem você quer indicar para próxima entrevista?
Luiz: Blogs que indico:

Entrevistador: obrigado pela sua participação, fico muito feliz e até o próximo teia de blogs!!!
Luiz: Agradeço a oportunidade de poder contribuir com essa sua ideia digna de admiração, conhecer outras pessoas, seus blogs, os ótimos trabalhos que você publica, e assim, vamos divulgando nossa modesta escrita que é o nosso jeito de enxergar o mundo.

O que são Egrégoras?
Saiba mais, em: [Teoria da Conspiração]





10 comentários:

Gisa disse...

Ótima entrevista. Adorei saber um pouco mais de ti querido amigo.
Um grande bj

Guará Matos disse...

Grande moço amigo!
Boas verdades.

Abraço.

Elton S. Neves disse...

Bela entrevista Luiz, realmente nela ficou ratificada o seu grande objetivo ao criar o blog Egrégora e Carrancas Literárias, que é a de divulgar a arte literária universal de boa qualidade artística e intelectual. Nós filhos da mãe Literatura só podemos e devemos lhe agradecer por tal serviço prestado a todos que a amam. Abraços literários, ditoso filho da Senhora vestida de sol, a Senhora Literatura.

Antonio José Rodrigues disse...

Entrevista, Luiz, logicamente equilibrada e, como papel de parede, esclarecedora. Abraços

Sonhos melodias disse...

Oi Luiz gostei de te conhecer um pouco mais através da entrevista. bem legal isso.
Abraço,

Catarine Heiter disse...

Muito bom conhecer mais sobre você e este espaço!

Aproveito a visita para divulgar o blog www.mastigandoemsalvador.blogspot.com
Um espaço onde você irá encontrar resenhas sobre aventuras gastronômicas, poderá participar compartilhando suas resenhas e ainda poderá concorrer a brindes exclusivos aos seguidores soteropolitanos! Abçs

Marinha disse...

Luiz, muito bom poder ler mais a teu respeito e de tua criação!
Bela iniciativa!
Bjo, querido.

Lívia Azzi disse...

Afetividade é essencial!

Ter só um blog e postar 1 vez por semana já despende muita dedicação e entrega (do corpo e alma), mesmo!

Interessante o significado da palavra egrégora.

Beijos do sul de Minas...

;-)

Elenir disse...

Luiz!
Muito boa a proposta do Administrador, do Mundo dos Comentários.
Muito feliz foi a escolha do nome do seu blog Egrégoras:Carrancas Literárias, que tem um significado profundo e cheio de simbolismos é, de uma riqueza muito grande assim como o blog.
Sempre muito estimulante passar por aqui.
Parabens! e obrigada pela indicação.
Beijo

Tamiris Mend. disse...

Entusiasmo me com palavras tão certas.
"Egrégoras" não só nome, mas todo o conteúdo é singular!