ESCRITORES

ESCRITORES

Sete livros, Sete autores e os Sete pecados capitais

Uma série tentadora: a coleção Plenos Pecados reúne sete livros diferentes, sete autores talentosos, cada um deles escrevendo sobre um vício capital: inveja, luxúria, avareza, preguiça, ira, soberba e gula. Um convite à reflexão - e também ao prazer.
Temas que fascinam e aprisionam os homens, ao longo de séculos, os pecados são analisados, nesta coleção, sob um ponto de vista contemporâneo e libertador - o que deles permanece, como noção de ofensa e erro, em nosso imaginário? que limites traçam, até onde nos desafiam? como oscilar, sem culpa e medo, entre a condenação e a celebração do pecado?
Plenos Pecados, Editora Objetiva, tem projeto gráfico de Victor Burton, com imagens de artistas plásticos criadas especialmente para a coleção.

A seguir as resenhas críticas de Mal Secreto [Inveja] e A Casa dos Budas Ditosos [Luxúria], Por Cristiano Contreiras, blog Apimentário:

Sete pecados capitais - Inveja
"O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde." Por esta premissa que o jornalista e escritor Zuenir Ventura se aprofundou durante pouco mais de dois anos de estudo. Mal Secreto, o primeiro livro da Coleção Plenos Pecados, da Editora Objetiva, é um convite contundente e um amplo mergulho apimentado ao mais conhecido pecado. Uma ode à reflexão e também ao prazer desmedido. Com uma narrativa detalhada, cuidadosa e atenta, observamos o autor na sua trajetória densa para revelar algumas das variadas facetas desse inconfessável pecado. Como se configura o pecado inveja dentro da sociedade? Qual realidade deste pecado é evidente no seio familiar? O que motiva a concepção e a submissão da inveja entre os seres humanos? É uma doença? Existe razão para isso? Zuenir compartilha de suas próprias experiências de estudo, o livro acaba por funcionar como um making off do próprio livro: em uma linguagem jornalística, o autor demonstra os bastidores de suas entrevistas, visitas e pesquisas para a concepção de seu tema. Através de personagens reais, observamos situações cotidianas e exemplos precisos de como este estranho pecado se mescla, condiciona e é apresentado dentro da configuração do dia-a-dia. Alguém teria coragem de revelar que sente inveja por outrem? Como se sustenta esse estranho sentimento - ou seria motivação - de um para o outro? Quão dissimulado é o ser humano a ponto de provocar o fracasso do outro por sentir uma simples inveja?
Sete pecados capitais - Luxúria
Querem esquentar o sexo com polêmica? Leiam a suruba literária mais libertária de todos os tempos, sem medo repressivo: é pura sensualidade em cada linha, altamente inovador e viciante. Um livro pode provocar orgasmos múltiplos? Incondicionalmente, sim. A casa dos budas ditosos é um romance impudico, provocador e instigante - graças, obviamente, à genialidade da escrita ácida-irônica sexualizada proposta por João Ubaldo Ribeiro. O autor desnuda o sexo de uma maneira jamais vivenciada, sem censura - há inúmeros contextos sobre homossexualidade, incesto, celibato, monogamia e muitas teorias sobre filosofias-religiosas sexuais. Sob o alter-ego de uma senhora devassa, ousada e libertina, observamos toda a trajetória narrada, suas próprias memórias: são expressas suas aventuras sexuais, amorosas e sentimentais, tudo rememorado num tom confessional e quase panfletário. Um relato verídico? Eis a grande sacada criativa do Ubaldo. Com maestria, o livro é um relicário textual de pura febre da luxúria, repleto de muito apetite sexual e personagens intensamente perversos em devassidões, indomáveis e sensuais. Através da personagem-narradora - vivenciamos, com todo prazer, suas infinitas possibilidades do sexo. É uma narrativa incomum, por vezes chocante e com provocante dose de pecados íntimos do ser humano. O sexo trancende ou é transgressor? Eis que a literatura é argumentada com o conceito da putaria erótica, todo o livro tem o aspecto de monólogo vibrante que é a plenitude: muita transa pervertida, amores lascivos e atos secretos libidinosos. As ideias e práticas libertárias na área da sexualidade e, relacionamentos pessoais extremamente flexíveis, contrapõem-se a uma sociedade portadora de valores conservadores e de conduta moralista. Quão doentio pode ser o vício no sexo casual? Qual o valor da integridade do desejo? O tesão faz parte da promiscuidade licenciada? Um livro cicatrizante - uma ode à pornografia como forma literária? Tudo de mais quente, polêmico e perturbador é expresso em cada parágrafo. Leiam, sintam e gozem!

Vídeos de adaptações de "A Casa dos Budas Ditosos" para o Teatro:
[Fragmento-1], [Fragmento-2], [Fragmento-3]

Os Sete Pecados Capitais com Jorge Forbes | Programa Todo Seu - 02/02/2015



6 comentários:

Anônimo disse...

Ei Luiz,

Excelente indicação!! Eu já li todos e também os recomendo...

Abraços!

Sonhos melodias disse...

Luiz você me fez lembrar dessa coleção que li há alguns anos. Só me faltou o último: soberba, senão me engano. Mas os demais são ótimos! Vale a pena ler todos.
Bjs

Ingrid disse...

olá,
vim agradecer a visita e conhecer por aqui..
gostei imenso!
um abraço e boa semana..

Graça Monção disse...

Onde posso encontrar os livros: inveja, avareza, preguiça, ira, soberba ? Luxúria e Gula eu já li

Luiz Neves de Castro disse...

Graça,
Acessando o site da Amazon você compra a coleção completa.
Um abraço.

Graça Monção disse...

Obrigada Luiz,
Um grande abraço