ESCRITORES

ESCRITORES

Em 1968, Augusto Boal com seu "Teatro do Oprimido" marca o surgimento do novo teatro brasileiro

"Cada um de nós, por ser humano, é teatro" - Augusto Boal

Teatro do Oprimido - Método teatral e modelo de prática cênico-pedagógica sistematizados e desenvolvidos por Augusto Boal (1931-2009) nos anos 1970. Possui características de militância e destina-se à mobilização do público, vinculando-se ao teatro de resistência.
[...]
O Teatro do Oprimido congrega hoje grupos em todo o Brasil, com ênfase no Estado do Rio de Janeiro, especialmente vinculados às ações pela cidadania. Difundido em todo o mundo, estudado por teóricos de áreas variadas, foi comemorado com a grande exposição Augusto Boal: Os Próximos 70 Anos, em março de 2001, no Rio de Janeiro.
Do ponto de vista artístico, o teatro do oprimido pode ser alinhado às experiências militantes das vanguardas russa e alemã dos anos 30 (a proletkult, o agit-prop e os blusões azuis), e à atuação da San Francisco Mime Troup e do Teatro Campesino, nos Estados Unidos dos anos 1960. Sociologicamente, representa uma variação politizada do sociodrama, vertente que nos anos 60 desenvolve-se como o equacionamento cênico dos conteúdos sociais, a partir do psicodrama de Moreno, de 1930. Do ponto de vista ético, como uma variante mais restrita da peça-didática brechtiana, uma proposta que une o teatro à pedagogia de ação direta.
Leia o texto completo em:
TEATRO do Oprimido. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo616/teatro-do-oprimido>. Acesso em: 08 de Abr. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

Especial de maio de 2009 sobre a carreira do grande e saudoso diretor e autor de teatro, Augusto Boal. O programa focaliza o trabalho de Boal junto ao Teatro do Oprimido, criado por ele, e mostra cenas de ensaios e de entrevistas, com Boal e velhos companheiros como Ferreira Gullar, Aderbal Freire Filho e Fernanda Montenegro. Também há cenas de João do Valle e de Chico Buarque cantando Carcará, sucesso de Valle que fez parte do espetáculo Opinião, dirigido por Boal.



Outro vídeo correlato [https://youtu.be/c-LE9kXutRw]

Nenhum comentário: