ESCRITORES

ESCRITORES

Paul McCartney - Uma Homenagem a Chico Mendes


O vídeo é uma entrevista com o cantor Paul McCartney sobre a música que fez inspirado na luta de Chico Mendes. O mesmo faz parte do CD-ROM "Chico Mendes: O Homem da Floresta".

Dos que morreram por uma causa - Chico Mendes:
Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. 
Seu ativismo lhe trouxe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo em que provocou a ira dos grandes fazendeiros locais.
Chico Mendes virou simbolo da luta pela preservação da floresta amazônica, foi morto a tiros em 1988, a mando dos proprietários de terras, Darly Alves da Silva e seu filho, Darcy Alves Ferreira.
Sua luta e morte alertaram o mundo todo para os perigos do desmatamento e enfatizaram o valor da preservação ambiental. Nos anos subsequentes a sua morte, foram criadas grandes reservas ambientais e o governo aumentou consideravelmente a fiscalização na região. Além de endurecer a legislação que impede crimes ao meio ambiente em território brasileiro.

Saiba mais sobre a vida e obra de Chico Mendes, acessando:
[https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Mendes]

Nenhum comentário: