Um dos maiores romancistas do Brasil na atualidade, autor de quatro romances premiados, sua obra foi traduzida em dez línguas e publicada em catorze países.
Em 1989 seu primeiro romance [Relato de um certo Oriente], ganhou o prêmio Jabuti de melhor romance. Em 2000 publicou [Dois irmãos], eleito o melhor romance brasileiro no período 1990-2005 em pesquisa feita pelos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. Em 2001 foi um dos finalistas do Prêmio Multicultural do Estadão, por conta da publicação do Dois Irmãos. Em 2005, seu terceiro romance [Cinzas do Norte], obteve cinco prêmios: Prêmio Portugal Telecom, Grande Prêmio da Crítica/APCA-2005, Prêmio Jabuti/2006, Prêmio Livro do Ano da CBL, Prêmio BRAVO! de literatura. Em 2008 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do mérito cultural e publicou seu quarto romance [Órfãos do Eldorado], prêmio Jabuti – 2 lugar na categoria romance. Em 2009 publicou seu primeiro livro de contos [A cidade ilhada].
Para ler a biografia do autor, resenhas de livros e contos, crônicas, ensaios, críticas e entrevistas sobre a obra de Milton Hatoum, acesse: [www.miltonhatoum.com.br]
Para saber mais sobre a obra de Milton Hatoum, acesse:
[https://www.itaucultural.org.br/milton-hatoum-escritores-leitores]
[https://www.itaucultural.org.br/milton-hatoum-escritores-leitores]
3 comentários:
Fiquei muito curiosa, devo dizer que nunca tinha lido nada sobre este escritor. Tenho que pesquisar.
Boa leitura!
Um lindo final de semana pra você.
Beijos
Ani
http://cristalssp.blogspot.com
Milton Hatoum é figura frequente nas resenhas da tv cultura . tive oportunidade de saber sobre seu trabalho em algumas revistas sobre literatura que coleciono. cinzas do norte é realmente um ótimo livro. muito bom vê-lo aqui no seu blog.
Um forte abraço !
Postar um comentário