ESCRITORES

ESCRITORES

Uma Bahia Totalmente Surreal

O trailer do filme QUINCAS BERRO D'ÁGUA retrata magistralmente aquilo que Jorge Amado, fazendo uso da estética surrealista, nos legou neste clássico da literatura brasileira. Através de situções completamente absurdas (coisas que certamente só acontecem na Bahia), o leitor e quem mais em breve assistir ao filme, viverá emoções inesperadas e lúdicas e ficará com a mente expandida para entender e se maravilhar com UMA BAHIA TOTALMENTE SURREAL.
Link trailer oficial: [Quincas Berro D'água]

Outro filme brasileiro muito bom é LAVOURA ARCAICA, filme dirigido por Luiz Fernando Carvalho baseado no romance homônimo de RADUAN NASSAR, publicado em 1975.
"O surrealismo surgiu na França em 1924, quando André Breton, dissidente do Dadaísmo, publicou o Manifesto do Surrealismo. As propostas ligadas ao subconsciente e à psicanálise, bem como o desprezo pelos encadeamentos lógicos, atraíram não só escritores, mas também diversos pintores, como [Salvador Dalí], [Joan Miró], [René Magrite]
Apoiado nas teorias de Freud, o movimento surrealista defende que a arte deve fluir livremente a partir do inconsciente, da livre associação, sem qualquer controle da razão ou pensamento, incorporando elementos do sonho, da fantasia, do devaneio, da loucura; portanto sem submeter-se a nenhuma lógica. (...)"

Fonte:BELLEZI,Clenir. JORDÃO, Rose. Linguagens: Língua, Literatura e Produção de Texto - Escala Educacional - 2007.

Nenhum comentário: