ESCRITORES

ESCRITORES

Grandes Mulheres na História da Filosofia

Vistas no decorrer da história de modo secundário e até mesmo inferior, elas fizeram a diferença na história da filosofia.


Embora elas sejam centenas, milhares, apenas algumas ilustram os livros de Filosofia. Nos cursos, então, raras são citadas, como se a história nunca tivesse tido mulheres filósofas. Por sorte, isso é um grande engano. As mulheres não apenas fizeram Filosofia no decorrer da história, como uma grande diferença. Apenas pela constatação óbvia de que boa parte da história foi escrita por homens, brancos e da elite, elas foram subtraídas da maioria das enciclopédias, cursos e livros.
QUEM SÃO ELAS?
Não foram poucas as mulheres que fizeram Filosofia, e por vários motivos como alguns já citados acima, elas ficaram escondidas da História. É dificil encontrar referências sobre e de algumas delas. Entretanto, foram fundamentais não só na Filosofia, como nas mudanças do pensamento da época e até na formação de alguns filósofos bem famosos como Sócrates [ele teve como professora uma filósofa]. A seguir, conheça um pouco mais sobre algumas entre as milhares existentes. Parte das personagens descritas foram retiradas do trabalho de Ana Miriam Wuensch, “As Mulheres e a Filosofia” – da Apostila do Curso de Extensão “As Mulheres e a Filosofia III – Existem Filósofas?”, CESPE, Universidade de Brasília, 2003.
CONTINUE A LEITURA EM: [GRANDES MULHERES FILÓSOFAS] Por Priscila Gorzoni, Revista CP-FILOSOFIA, ESCALA EDUCACIONAL

VÍDEO CORRELATO: MARCIA TIBURI - AS MULHERES E A FILOSOFIA

Postar um comentário