ESCRITORES

ESCRITORES

Baião, Xote e Forró - Autêntica Linguagem Musical da Nordestinidade


Esse Nordeste é mesmo da peste e sempre demonstrou isso. Sempre mesmo, desde que o Brasil é Brasil. Isso não é só força de expressão. Lembremos que o país começou pela Bahia, onde aportou Pedro Álvares Cabral,  e que, mesmo com o Sudeste se mostrando mais poderoso em termos políticos e econômicos, a região Nordeste sempre marcou presença em todos os aspectos - inclusive o cultural e, particularmente, a canção nordestina, em letra e música.
O Brasil sempre respirou Nordeste, bastando lembrar livros como "Os Sertões" de Euclides da Cunha e "Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosa, os poemas de Manuel Bandeira e filmes como "O Cangaceiro", de Lima Barreto.
Nada mais fácil que relacionar artistas da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Maranhão e Segipe, e a música destes lugares é não só bem característica como das mais influentes no cenário musical brasileiro.
[Por Ayrton Mugnaini Jr., em [Música Nordestina], edição especial da Revista Língua Portuguesa.



OUTROS VÍDEOS RELACIONADOS:

[Baião] - Luiz Gonzaga

[Forró Número 1] - Luiz Gonzaga e Gal Costa

[Esperando na Janela] - Gilberto Gil

[Xote das Meninas] - Marisa Monte

[Asa Branca] - Luiz Gonzaga e Outros

SAIBA MAIS EM: [www.luizluagonzaga.com.br]

[pesponteando.blogspot.com/2010/10/forro.html]


Um comentário:

Graça Pereira disse...

Sou portuguesa e gosto da música e cultura do Nordeste. No colégio, havia uma freira brasileira que nos ensinava músicas do sertão: " Não há ó gente ó não, luar como este do sertão"...
As músicas de Gonzaga e suas letras eram "aproveitadas" para as festinhas com barraquinhas na época do carnaval...Através dela fiquei a conhecer muitos aspectos do Nordeste.Adorei.
Bj
Graça