ESCRITORES

ESCRITORES

Pavão Mysteriozo - O Canto e Encanto de Ednardo




A música "Pavão Mysteriozo", teve grande projeção após sua utilização como tema da novela "Saramandaia", havendo hoje mais de 20 regravações. Inspirada no romance de cordel "O Romance do Pavão Misterioso", continha críticas veladas ao governo militar. A música é considerada sagrada pelos índios do Xingu nos rituais religiosos, tem regravações na Europa orquestrada por Paul Mauriat, por grupos chilenos [Inti-Aymará e Nacha], por Elba Ramalho, Ney Matogrosso, por bandas de rock e maracatu, e muitos outros. Também usada por outros tantos como hino à liberdade, a beleza humana e sua capacidade de realizar a vida acima das aparentes impossibilidades.
Ednardo nasceu em Fortaleza, consagrado em todo o Brasil, suas músicas são executadas em vários países da América Latina, Europa e EUA, constatando que suas canções tocam espontaneamente em vários paises e continentes.
A partir de 70, quando venceu o Festival Nordestino da Música Brasileira, Ednardo completa 35 anos de carreira artística, lançou 14 álbuns musicais e fez várias parcerias, possuindo mais de 300 músicas compostas. Atua também no cinema e teatro, onde compõe inúmeras trilhas musicais. É reconhecido pelo público e crítica especializada como um dos mais importantes artistas da Música Popular Brasileira. 




Pavão misterioso, pássaro formoso, tudo é mistério nesse teu voar
Ah, se eu corresse assim, tantos céus assim
Muita história eu tinha prá contar

Pavão misterioso nessa cauda aberta em leque
Me guarda moleque de eterno brincar
Me poupa do vexame de morrer tão moço
Muita coisa ainda quero olhar

Pavão misterioso, meu pássaro formoso
No escuro desta noite me ajuda a cantar
Derrama essas faíscas, despeja esse trovão
Desmancha isso tudo que não é certo não

Pavão misterioso, pássaro formoso
Um conde raivoso não tarda a chegar
Não temas minha donzela, nossa sorte nessa guerra

Eles são muitos, mas não podem voar

Para conhecer a obra de Ednardo, acesse:
[www.ednardo.art.br/novo]
Postar um comentário