ESCRITORES

ESCRITORES

Assis Valente - Compositor, Cronista e Poeta Popular Brasileiro




José de Assis Valente [Santo Amaro-BA, 19 de março de 1911 – Rio de Janeiro, 6 de março de 1958] foi um compositor brasileiro, levado ao suicídio por dívidas. É conhecido por compor diversos sucessos para Carmem Miranda, além da canção "Brasil Pandeiro", que foi recusada por ela, mas tornou-se um imenso sucesso principalmente com os "Novos Baianos".



Nascido na Bahia, ele foi um dos maiores bambas da música que os cariocas mais gostam: o samba. Assis marcou época naquela que é considerada a era de ouro da MPB e da rádio brasileira: os anos das décadas de 30 e de 40. Seus sucessos foram gravados pelos melhores cantores de então, inclusive por Carmem Miranda, sua melhor intérprete, musa inspiradora e por quem Assis teve uma paixão platônica e avassaladora. Depois de sua morte, muita gente boa homenageou Assis Valente e gravou suas composições. Sua carreira não foi das mais longas, mas foi o suficiente para ele ter deixado cerca de 150 músicas. 
Participam deste programa o pesquisador da música brasileira Carlos Monte, o jornalista e crítico musical Antonio Miguel e o cantor e compositor Moreno Veloso.



Para saber mais, acesse:

Nenhum comentário: