ESCRITORES

ESCRITORES

Manifesto e lirismo nos poemas de Pier Paolo Pasolini


"Uma cuidada seleção de versos (Poemas, de Pier Paolo Pasolini) organizada por Alfonso Berardinelli e pelo tradutor Mauricio Santana Dias, que expõe a verve incomum do artista. Assemelhava-se a um “poeta cívico”, como o queria o amigo e escritor Alberto Moravia, um artista de intento revolucionário que unia o tom de manifesto ao profundo lirismo."
"Como lembra Santana Dias, Pasolini é um poeta “absolutamente fundamental” do século XX, e não só em âmbito italiano. “Sua poesia desconcerta o leitor, o coloca diante de impasses e situações-limite, nos leva a pensar com ele as questões mais cruciais de nosso tempo, que ainda estão na ordem do dia, especialmente em um país como o Brasil. Isso tudo com uma força e um vigor raramente superados.”
“Com um dom extraordinário de Midas, ele transformou em matéria poética tudo em que tocou.” Foi um dos poucos a envolver os lugares e os personagens degradados com a grandeza da imagem clássica, próxima de um sentido do sagrado."
“E se revelou capaz de indicar aos artistas futuros um caminho a percorrer diante da marginalidade social, dos confrontos entre a civilização opulenta e consumista, do subdesenvolvimento, dos novos horizontes das identidades sexuais e das batalhas pela defesa da diversidade.”
Leia o texto completo, acessando:

Um dia, uma vida. Roma, na noite do dia 2 de novembro de 1975, o grande poeta e cineasta italiano Pier Paolo Pasolini é assassinado. Pasolini é símbolo de uma arte que luta sempre contra o poder. Seus escritos são escandalosos, seus filmes são perseguidos pelos censores, muitos o amam e muitos o odeiam. No dia de sua morte, Pasolini passa suas últimas horas com sua querida mãe e depois com seus queridos amigos, e finalmente sai, de noite, em seu Alfa Romeo à procura de aventuras na cidade eterna. No amanhecer, Pasolini é encontrado morto na praia em Ostia, nos arredores da cidade. Em um filme onírico e visionário, uma mistura de realidade e imaginação, Abel Ferrara reconstrói o último dia de vida desse grande poeta.


Para assistir ao filme completo, acesse:
[www.youtube.com/watch?v=bMO_nCPwU60]

Para saber mais sobre a vida e obra de Pasolini, acesse:
[youtu.be/fBh-uemW7mA?list=PLaiyAq_uY5eHorgQQRp1t_JqZ8EchSKuP]

Nenhum comentário: