ESCRITORES

ESCRITORES

Revista Língua Portuguesa: Quinto Aniversário

"A revista Língua chega, com esta edição, ao seu quinto aniversário com a confiança dada por algumas conquistas que muito nos orgulham.
Publicação premiada (ganhou o título de Revista do Ano no III Prêmio Anatec de Mídia Segmentada em 2007) e reconhecida pela comunidade científica (é qualificada como Periódico B2, pelo programa Qualis, da Capes), Língua chega à marca de 148 mil exemplares em tiragem, a maioria consumida pelas escolas públicas do ensino médio e fundamental 2 (quinta à oitava séries) e por assinantes, compostos não apenas por profissionais do idioma.
Pensada para mostrar um painel da diversidade do idioma no cotidiano, há cinco anos Língua busca o compromisso com a informação e com a análise da expressão em língua portuguesa.
Queremos dar vida longa a debates sobre a diversidade do idioma nas mais diversas situações do dia a dia - com qualidade, criatividade, chegando também a quem ainda não nos conhece e, principalmente, contando com a participação das pessoas. Afinal, na prática, todos somos protagonistas da língua.
Já o disse mais de uma vez e me perdoem repetí-lo. Mas a mera existência de uma revista mensal sobre o assunto nas bancas e nas escolas do país é hoje evidência de que é possível entender melhor a vida brasileira por meio do idioma e compreender os fenômenos da língua por meio da realidade. Que somos o que falamos e há diferentes pontos de vista a serem conhecidos. Que podemos tratar cada questão de forma profunda, como um livro especializado, mas com a leveza das revistas de entretenimento. Que a língua portuguesa, enfim, não é a coisa chata das piores aulas, mas algo revigorante, como os educadores dignos do nome sempre terminam por demonstrar."

Texto de Luiz Costa Pereira Junior, editor, Carta ao Leitor, Edição 58 - Agosto 2010

2 comentários:

Adalberto Braga disse...

"Fora do Contesto", poderia ser "off topic", mas ficaria muito aculturado.
O Vitor Pamplona, domingo passado, dia 30, na revista MUITO do jornal A Tarde publicou um artigo sobre a Confraria dos Bibliófilos do Brasil, definido por ele como sendo um grupo de aficionados em livros de todo o Brasil criado em 1995 pelo engenheiro eletrônico José Salles Neto que se dedica a publicar com esmero obras de grandes autores em tiragem limitadíssima, impressa em linotipo e encadernada a mão.
Eu me entusiasmei com a notícia que ainda existe gente tão preocupada com a literatura ao ponto de valorizar ao extremo a embalagem para acomodar conteúdo preciosíssimo.
Vale a pena divulgar. Veja com o Vitor Pamplona em vpamplona@grupoatarde.com.br como republicar o testo no Carrancas ou então possibilitar um link o texto dele na revista MUITO.

Luiz Neves de Castro disse...

Ótima sugestão Adalberto, O post sobre a "Confraria dos bibliófilos do Brasil" será feito na próxima semana quando a revista liberar o conteúdo.