ESCRITORES

ESCRITORES

Revista Língua Portuguesa: Quinto Aniversário

"A revista Língua chega, com esta edição, ao seu quinto aniversário com a confiança dada por algumas conquistas que muito nos orgulham.
Publicação premiada (ganhou o título de Revista do Ano no III Prêmio Anatec de Mídia Segmentada em 2007) e reconhecida pela comunidade científica (é qualificada como Periódico B2, pelo programa Qualis, da Capes), Língua chega à marca de 148 mil exemplares em tiragem, a maioria consumida pelas escolas públicas do ensino médio e fundamental 2 (quinta à oitava séries) e por assinantes, compostos não apenas por profissionais do idioma.
Pensada para mostrar um painel da diversidade do idioma no cotidiano, há cinco anos Língua busca o compromisso com a informação e com a análise da expressão em língua portuguesa.
Queremos dar vida longa a debates sobre a diversidade do idioma nas mais diversas situações do dia a dia - com qualidade, criatividade, chegando também a quem ainda não nos conhece e, principalmente, contando com a participação das pessoas. Afinal, na prática, todos somos protagonistas da língua.
Já o disse mais de uma vez e me perdoem repetí-lo. Mas a mera existência de uma revista mensal sobre o assunto nas bancas e nas escolas do país é hoje evidência de que é possível entender melhor a vida brasileira por meio do idioma e compreender os fenômenos da língua por meio da realidade. Que somos o que falamos e há diferentes pontos de vista a serem conhecidos. Que podemos tratar cada questão de forma profunda, como um livro especializado, mas com a leveza das revistas de entretenimento. Que a língua portuguesa, enfim, não é a coisa chata das piores aulas, mas algo revigorante, como os educadores dignos do nome sempre terminam por demonstrar."

Texto de Luiz Costa Pereira Junior, editor, Carta ao Leitor, Edição 58 - Agosto 2010
Postar um comentário