ESCRITORES

ESCRITORES

Luxúria e Erotismo na Literatura de João Ubaldo Ribeiro

Adicionar legenda
Quando vários jornais anunciaram que João Ubaldo Ribeiro estava escrevendo um romance sobre a luxúria, para a coleção Plenos Pecados, da Editora Objetiva, o escritor foi surpreendido com um misterioso pacote em sua portaria. Eram os originais de "A Casa dos Budas Ditosos", livro que ele publica, permitindo a seus leitores conhecerem uma personagem fascinante e excepcional em todos os sentidos: CLB, uma mulher de 68 anos, nascida na Bahia e residente no Rio de Janeiro, que jamais se furtou a viver - com todo o prazer e sem respingos de culpa - as infinitas possibilidades do sexo.
A Casa dos Budas Ditosos, relato sincero, pouco comum e sem pudores de quem soube e sabe, pelo visto, viver todas as delícias de uma relação a dois, a três... bem, todas as delícias do sexo, sob uma óptica original, por vezes chocante, irônica, divertida e, sem dúvida, instigante e provocadora que uma senhora devassa viveu e narra em detalhes riquíssimos.
Temos nesta obra um fascinante mergulho na vida espantosa de uma mulher sem dúvida excepcional, cuja narrativa alcança as dimensões de um retrato sociológico de toda uma cultura e uma geração, envolvendo um dos pecados mais indomáveis e capitais: A luxúria.

O brasileiro gosta de falar e de ouvir sobre sexo?
Não só o brasileiro, acho que a humanidade. Sexo hoje é um dos poucos assuntos que permeiam toda e qualquer classe social, faixa etária, gênero. Ouvir as considerações de um baiano sobre sexo, no caso, o Ubaldo travestido dessa personagem, é uma coisa de utilidade pública. Os baianos sabem de sexo mais do que o resto da humanidade. Sexualidade na Bahia é para profissionais. Eu afirmo isso. Eles são PhD.
[Fernanda Torres, em entrevista ao Jornal Estadão]

Vídeos de adaptações de "A Casa dos Budas Ditosos" para o Teatro:




Outros vídeos: [Fragmento-2], [Fragmento-3]

9 comentários:

Anônimo disse...

Oi , Luiz !

Te descobri em um blog amigo.
Vim conferir , gostei e Te Sigo.

Bjo.

Elenir disse...

Luiz!
Lembro bem quando saiu esta série baseada nos pecados capitais e foram convidados vários escritores famosos, cada um escreveu sobre um pedado capital.
Adorei O Mal Secreto - Inveja - do Zuenir Ventura que recebeu esta missão num momento crucial da vida dele.
Este do João Ubaldo eu não li, mas já está na minha lista.
Suas dicas são ótimas.
Bjos

Anônimo disse...

Luíz, o seu blogue é tão rico em conteúdo que me dá imenso prazer em ler-te. :)

É uma pena, uma pena mesmo, que eu não tenha muito tempo de sobra, pra ficar aqui lendo e lendo e lendo... rs

Parabéns por trazer vida inteligente à blogosfera! :)

Aproveito e desejo um Feliz Natal a vc e a sua família. :)
Abraço

Anônimo disse...

O Blog o Toque de MIdas
deseja a todos os seus amigos
Um Santo e Feliz Natal





✫✫✫ BOAS FESTAS!✫✫✫
”˜˜”*°•.✫✫✫✫.•°* ”˜˜”*°•


Beijinhos

Céu Rosário

Eliete disse...

Luis Neves, quero desejar-lhe um lindo Natal e dias maravilhosos com saúde e paz. Também quero agradecer-lhe pelas dicas preciosas que você oferece-nos. Obrigada, um abraço fraterno.

Lívia Azzi disse...

Não conhecia João Ubaldo Ribeiro e nem li "A Casa dos Budas Ditosos", mas pela apresentação pareceu-me bastante instigante e tentadora leitura. Fiquei curiosa também em saber mais sobre o livro "Luxúria"...

Que você tenha um natal abençoado e que 2011 seja repleto de paz e muita realizações.

Beijos!

Márcio disse...

"A Casa dos Budas Ditosos" é João Ubaldo em sua plenitude! Difícil imaginar a luxúria em melhores mãos. Nasa de subterfúgios e metáforas caretas: sacanagem da boa, quando o que se pede é sacanagem, mas sem jamais apelar para a grosseria. Para mim empata com o indispensável (particularmente para quem é baiano - acho até que já disse isso aqui) "Viva o Povo Brasileiro". O monólogo estreado por Fernanda Torres e dirigido por Domingos de Oliveira segura a peteca e mantém o alto nível do livro, em adaptação que capta sua essência. Feliz Natal!

Felicidade Clandestina disse...

Norma Lúcia... danada! Rs. Não esqueço dela.


Querido,
perdoe-me a ausência...

feliz natal atrasado.

um beijo.

paz e saúde :)

disse...

AMEI esse livro, Luiz! Pena que não consegui assistir à interpretação da personagem pela Fernanda Torres! Ótima dica! Beijos!