ESCRITORES

ESCRITORES

As Variantes Vocabulares do Povo Soteropolitano


O escritor e cronista Nivaldo Lariú, recolhendo as ocorrências da fala de um lugar com forte identidade cultural e linguística, como é a cidade de Salvador, mais do que um dicionário regional, produziu uma obra vocabular de referência, na qual expressa sua enorme capacidade de incorporar o espírito salvadorense funcionando como intérprete dos coloquialismos nascidos nas ruas.
Autor dos livros Confissões de um Pai de Adolescente e Mancha de Dendê e também, deste afamado Dicionário de Baianês - criado para explicar o vocabulário próprio do povo de Salvador, obra de sucesso incontestável que já anda perto dos 150 mil exemplares vendidos em aeroportos, livrarias e bancas de revistas de todo o país. Em sua terceira ampliação, o autor alega que o sucesso da obra deve-se aos critérios que segue na hora de atualizar cada edição. Lariú explica que a atualização tem que ser lenta. Tem que dar tempo da expressão ou verbete se consolidar, utilizando unicamente expressões de uso geral, sem incluir gírias ou vocábulos de determinados guetos.
O sucesso do dicionário fez com que outros autores criassem uma verdadeira onda de símiles pelo Brasil afora, a exemplo dos dicionários de Acreanês, Cearês, Pernambuquês, Porto-Alegrês e por aí vai...
Feito sem pretensão acadêmica, o "dicionário de baianês" explora o falar típico de Salvador, catalogando as variantes vocabulares que integram o regionalismo da linguagem soteropolitana.
Com elevado espírito de baianidade, com arguta observação a tudo que o rodeia - usos , costumes e, principalmente os dizeres, Nivaldo Lariú traduziu em palavras o pulsar da vida, a espontaneidade, a ironia e o humor contidos no linguajar do povo baiano.
Vivendo há quase quarenta anos em Salvador, este Fluminense de Itaperuna, fez da Bahia sua pátria adotiva. É um baiano por adoção e por decreto, pois a Câmara Municipal de Salvador, reconhecendo que este escritor é baiano de verdade, conferiu-lhe em 1996, o título de "Cidadão Honorário da Cidade".

- Mais Vídeos sobre o linguajar baianês: [Vídeo-1], [Vídeo-2]

Dicionário: [Fragmento-1], [Fragmento-2], [Fragmento-3]

- Para saber mais sobre o autor e sua obra, acesse: [bahianotícias.com.br/nivaldolariu]


5 comentários:

Guará Matos disse...

O que faz um povo é sua cultura e essa deve ser sempre preservada.

Abraços.

Marcia Barbieri disse...

Adorei o seu espaço!!!!!! Voltarei mais!!!!

beijos

Felicidade Clandestina disse...

Tenho esse livrinho aqui. É ótemo, rs.

Meu caro,
obrigada pela indicação no blog - o moço me chamou para ser entrevistada :) Só falta agora começar o bate-papo, rs.


Beijos e um xerô!

Paula: pesponteando disse...

Muito legal.

Vou dar uma olhadinha do blog sobre criticas q vc indicou abaixo...

abraços

VELOSO disse...

Curti meu rei!