ESCRITORES

ESCRITORES

O que são Egrégoras?


Entrevista concedida ao Administrador na Teia de Blogs* do: [O Mundo dos Comentários]




*Uma grande ideia do nosso amigo Administrador que criou a TEIA DE BLOGS. Uma pessoa é entrevistada e apresenta o nome e Blog de uma outra para ser a próxima, criando uma teia e favorecendo a troca de informações entre blogueiros.



Entrevistador: qual é o nome do seu blog?

Luiz: Egrégora: Carrancas Literárias
A utilização do termo Egrégora pode gerar diferentes compreensões, mas afinal, o que exatamente significa Egrégora?
Algumas definições: "Palavra que se tornou popular entre os espiritualistas, significa a aura de um local onde há reuniões de grupo, e também a aura de um grupo de trabalho".
Outras definições são mais exóticas: "Egrégoras são entidades autônomas, semelhantes a uma classe de "devas" que se formam pela persistência e a intensidade das correntes mentais realizadas nos centros verdadeiramente espiritualistas; pois nos falsos tais criações psicomentais se transformam em autênticos monstros, que passam a perseguir seus próprios criadores, bem como os frequentadores desses centros".
Finalmente temos uma definição um pouco mais clássica: "Egrégora provém do grego "egrégoroi" e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade. A egrégora acumula a energia de várias frequências. Assim, quanto mais poderoso for o indivíduo, mais força estará emprestando a egrégora para que ela incorpore às energias dos demais".
Na média temos que: Egrégora é a somatória de energias mentais, criadas por grupos ou agrupamentos, que se concentram em virtude da força vibratória gerada ser harmônica.

Entrevistador: quando foi criado?
Luiz: Em maio de 2010.

Entrevistador: do que se trata?
Luiz: O Carrancas é um Blogbook para divulgação da arte literária e um livro de minha criação, um romance breve, intitulado "Parabólicas e Mandacarus", cuja estória está ambientada em Riopara - imaginária, pequenina e surreal cidade situada no vale do rio São Francisco (região onde nasci). No blog estão postados 5 fragmentos do livro ( vale a pena conferir).

Entrevistador: qual foi a intenção de criá-lo?
Luiz: Como sou um leitor compulsivo, meu intento foi levar ao conhecimento das pessoas que apreciam boa literatura livros que considero verdadeiras obras-primas da literatura brasileira e universal.

Entrevistador: você esperava fazer tanto sucesso?
Luiz: O blog não faz sucesso, pois divulgar cultura, principalmente a literária, interessa a um grupo muito restrito de pessoas.

Entrevistador: o que normalmente você posta?
Luiz: A maioria das postagens versa sobre Literatura. Temos também um pouco de Música (geralmente sobre compositores brasileiros), e filmes (obras literárias que foram transpostas para o cinema).

Entrevistador: qual é a frequência de postagens que você faz no seu blog?
Luiz: Uma postagem por semana.

Entrevistador: você só trabalha com esse blog ou tem mais?
Luiz: Apenas esse ( e olha que é bastante trabalhoso manter um blog em atividade e despertando o interesse de leitores e seguidores)

Entrevistador: já foi criticado negativamente em seu blog?
Luiz: Não, até o momento tenho sido tratatado com muito respeito e afetividade pelos leitores.

Entrevistador: fale mais um pouco do seu livro?
Luiz: "Parabólicas e Mandacarus" é uma fábula ambientada numa pequenina e imaginária cidade do vale são-franciscano, na região norte da Bahia onde nasci. É uma estória surreal contada de forma lúdica sobre o místico, o sobrenatural, a cultura popular com seus santos, demônios e feiticeiras. Há também aspectos humanos dicotômicos, como por exemplo, o eterno conflito entre o bem e o mal.

Entrevistador: quando decidiu ser um escritor e por que?
Luiz: Desde muito cedo, aos 14 anos já me sentia impelido para a Literatura. Leitor voraz, devorei toda literatura infantojuvenil disponível na biblioteca da escola, já tinha lido a bíblia inteira sem levar em conta o caráter religioso e me impressionado pelos livros: "Cântico dos cânticos" de Salomão e o Apocalipse de João.
Por que escrevo? Tenho a sensação de escrever para reproduzir o que já vivi antes, seja nesta ou noutras vidas dessa longa e infinita viagem na estrada do tempo.

Entrevistador: quais são os seus planos para o futuro e o futuro do seu blog?
Luiz: Continuar divulgando incansavelmente a cultura e a literatura brasileira e mundial de alta qualidade. No futuro, espero que o blog seja uma referência captando mais leitores em busca de cultura e conhecimento da arte literária na blogosfera.

Entrevistador: quem você quer indicar para próxima entrevista?
Luiz: Blogs que indico:

Entrevistador: obrigado pela sua participação, fico muito feliz e até o próximo teia de blogs!!!
Luiz: Agradeço a oportunidade de poder contribuir com essa sua ideia digna de admiração, conhecer outras pessoas, seus blogs, os ótimos trabalhos que você publica, e assim, vamos divulgando nossa modesta escrita que é o nosso jeito de enxergar o mundo.

O que são Egrégoras?
Saiba mais, em: [Teoria da Conspiração]





Postar um comentário