ESCRITORES

ESCRITORES

Teoria da Viagem: Poética da Geografia - Michel Onfray

Michel Onfray é um destes homens que despontaram para o estrelato movidos por uma inteligência luminosa e uma incomum capacidade de se expressar. Em poucas palavras: ele atinge o sortilégio de transformar filosofia em literatura e por consequência em leitura prazerosa, empolgante e surpreendente.


Pensador francês hedonista, autor de diversos livros de divulgação de filosofia, defensor do ateísmo e da autonomia do pensamento e da vida, faz, em Teoria da viagem: poética da geografia, um elogio à arte de viajar.[...] Teoria da viagem se oferece como um personalíssimo inventário de reflexões andarilhas, que têm a ver com memória, com amizade, com subjetividade, com perder-se, com a escolha de um destino. Graças ao estilo poético e informal que o tornou um dos filósofos mais lidos da contemporaneidade, Onfray atinge o pastor que há em todos nós. Após a leitura, este livro terá assegurado um lugar na bagagem – real ou afetiva – do leitor.
“Nós mesmos, eis a grande questão da viagem. Nós mesmos e nada mais. Ou pouco mais. Certamente há muitos pretextos, ocasiões e justificativas, mas em realidade só pegamos a estrada movidos pelo desejo de partir em nossa própria busca com o propósito, muito hipotético, de nos reencontrarmos ou, quem sabe, de nos encontrarmos. A volta ao planeta nem sempre é suficiente para obter esse encontro. Tampouco uma existência inteira, às vezes. Quantos desvios, e por quantos lugares, antes de nos sabermos em presença do que levanta um pouco o véu do ser!”
CONTINUE A LEITURA EM: [www.lpm-editores.com.br/blog/?p=1101]

LEIA UM TRECHO:

CONHEÇA UM POUCO MAIS O FILÓSOFO MICHEL ONFRAY:
- [VÍDEO-1], [VÍDEO-2], [VÍDEO-3], [VÍDEO-4], [VÍDEO-5]

2 comentários:

Carmen Regina Dias disse...

"A volta ao planeta nem sempre é suficiente para obter esse encontro. Tampouco uma existência inteira, às vezes. Quantos desvios, e por quantos lugares, antes de nos sabermos em presença do que levanta um pouco o véu do ser!”

E segue a leitura no blog,
E eu quero dizer que gosto de passar por aqui, por Egrégoras e Carrancas. Há beleza, e profundiade em tudo que o blog oferece ao viajante que por aqui passa.

Carmen Regina Dias disse...

Ah! nem vejo a hora de ler

"Parabólicas e Mandacarus"

deve ser um luxo de leitura.