ESCRITORES

ESCRITORES

Por uma nova leitura da África

Escritores anseiam por difundir a cultura de seus países e desfazer o estereótipo de um "continente exótico".


[...] As diferentes Áfricas, suas culturas, seus idiomas, as histórias de suas nações, suas potencialidades, os caminhos para o desenvolvimento de suas sociedades merecem atenção e pesquisa, para a qual a literatura originada no próprio continente tem farto material a oferecer.
A despeito da precariedade de vida, dos altos índices de analfabetismo, dos traumas ainda sofridos por anos de conflitos armados e demais adversidades, uma legião crescente de escritores de origem africana se revela, contando a história do continente em poesias, romances, contos, que, ainda hoje, reafirmam a diversidade e trazem a marca da resistência cultural. A literatura teve papel fundamental nos processos de independência política dos países africanos.[...]
CONTINUE A LEITURA EM: Por Luciana Lana, Reportagem da [REVISTA CP- LITERATURA]

Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.
Publicada em oito volumes, a edição completa da coleção História Geral da África está agora também disponível em português.
Continuação da leitura e download dos livros em:

Um comentário:

Paula: pesponteando disse...

Literatura e História...Boa dose de leituras vc nos apresentou...Como sempre.
Abraços