ESCRITORES

ESCRITORES

Gonçalo M. Tavares - O Homem ou é tonto ou é Mulher

Este livro traz 50 micro-histórias em que o narrador aponta pecados da carne, ansiedades, deleites e outras sutilezas da relação homem e mulher, amor e sexo.
"Mesclando poesia e prosa poética, lirismo e humor, o autor angolano-português Gonçalo M. Tavares escreve uma obra originalíssima e deliciosa. Inaugura pontos de vista inusitados de tal modo que, ao cabo da leitura, se tem a impressão de haver conhecido uma entidade de vida própria e discurso delirante. Sua premiada obra já foi traduzida e circula em vários países, como Itália, Hungria, Suíça, Holanda e Bélgica". [Revista Discutindo Literatura]
Gonçalo M. Tavares é um abalo sísmico no panorama da literatura portuguesa atual. Após estrear em 2001 com Livro da dança, publicaria no ano seguinte nada menos do que outros quatro títulos de poesia, teatro e ficção. Na época, foi recebido pelo decano ensaísta Eduardo Prado Coelho como já “um dos maiores poetas para o século XXI”. O escritor português nascido em Angola tem cumprido a sina: em tão pouco tempo, lançou 21 livros em 12 países e é bem recebido pela crítica.
No Brasil sua fulminante trajetória não é diferente: saíram Um homem: Klaus Klump (Companhia das Letras), seu primeiro romance, além de O senhor Juarroz, O senhor Kraus e O senhor Calvino, habitantes da série O Bairro (Casa da Palavra) que vieram se juntar a O senhor Brecht, publicado em 2005. Tamanha proficiência foi coroada com a premiação deste último e do romance Jerusalém aos prêmios Portugal Telecom e José Saramago, aos quais ambos concorreram como finalistas.
Autor de obra caracterizada não somente pela exuberância criativa, mas também por rigorosos jogos de lógica que misturam poesia e filosofia sem nunca deixar de divertir o leitor, Gonçalo M.Tavares revela a EntreLivros alguns de seus enigmas. Livros, para ele, têm principalmente a missão de aumentar a lucidez.
Leia entrevista completa: [Gonçalo M. Tavares “Ler para ter lucidez”], por Joca Terron, Revista EntreLivros, edição-29

Leia partes do livro no Google Books: [O HOMEM OU É TONTO OU É MULHER]

O escritor português, considerado um dos mais importantes de sua geração, fala sobre seu projeto literário seu método de escrita e a produção literária contemporânea em língua portuguesa. Saiba mais http://www.saraivaconteudo.com.br/Art...



Um comentário:

Paulo Francisco disse...

Gostei desta dica. Ainda não li o autor. O título da obra é sensacional. Já está na minha lista de compras.
Um abraço