ESCRITORES

ESCRITORES

[José & Pilar] - O cotidiano de José Saramago e Pilar del Río



[assista ao documentário completo]

O documentário José e Pilar mostra a intimidade do primeiro Nobel de Literatura em língua portuguesa. A relação entre José Saramargo, prêmio Nobel de literatura em 1998, com sua esposa, a jornalista Pilar Del Río, através do cotidiano do casal.

Penúltimo romance de José Saramago (1922-2010), A Viagem do Elefante foi publicado em 2008, quando o escritor português era uma celebridade global. Dez anos antes, ele havia se tornado o primeiro autor em língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Apesar disso, sua rotina ainda conseguia preservá-lo do assédio da mídia e de admiradores. O lançamento do livro, contudo, o obrigaria a sair de casa e, um tanto contra a vontade, a correr o mundo.
Em José e Pilar, o documentarista português Miguel Gonçalves Mendes registra essas duas situações distintas no cotidiano de Saramago. O refúgio doméstico ficava em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha). Ali, ele se dedicava a escrever, a receber convidados, pesquisadores e entrevistadores escolhidos a dedo, e a participar da organização de seu acervo pessoal. Aquele reino era controlado, com afeto e firmeza, pela jornalista espanhola Pilar del Río, com quem ele se casara em 1988.
[...]
Por Sérgio Rizzo, em [O CASAL SARAMAGO], Revista Língua Portuguesa - Edição 74

Um comentário:

o refúgio disse...

já assisti a esse documentário. muito bom! descobri nesse filme que Saramago, com todo seu pessimismo, tem um ótimo senso de humor :)
beijos