ESCRITORES

ESCRITORES

Oxum - Orixás do Dique do Tororó - Salvador

Oxum
Por Célia Cerqueira, Oxum - Orixás do Dique do Tororó - Salvador
Esculturas de Tati Moreno

Representa Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora Aparecida. É a Deusa das Águas Doces. Seu dia é sábado. Sua personalidade é maternal e tranquila, vaidosa e faceira.
Oxum era muito bonita, dengosa e vaidosa. Como o são, geralmente, as belas mulheres. Ela gostava de panos vistosos, marrafas de tartaruga e tinha, sobretudo, uma grande paixão pelas joias de cobre. Este metal era muito precioso, antigamente, na terra dos iorubás. Oxum era cliente dos comerciantes de cobre. Mas tem, entretanto, a reputação de ser uma boa mãe e atende às súplicas das mulheres que desejam ter filhos. Oxum tem o humor caprichoso e mutável. Alguns dias, suas águas correm aprazíveis e calmas, elas deslizam com graça, frescas e límpidas, entre margens cobertas de brilhante vegetação. Numerosos vãos permitem atravessar de um lado a outro. Mãe da água doce, Rainha das cachoeiras, deusa da candura e da meiguice, dona do ouro, Orixá da prosperidade, da riqueza, ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe.
Oxum exerce uma ampla influência no comportamento dos seres humanos, regendo principalmente o lado teimoso e manhoso, além daquele espírito maquiavélico que existe em todos nós. Seus filhos são calmos, carinhosos, desprendidos, vaidosos, volúveis, altruístas, sonhadores, muito elegantes, apaixonados por joias, perfumes e vestimentas caras; símbolo do charme e beleza, sensuais, porém reservados, evitam chocar a opinião pública à qual dão grande importância; sob sua aparência calma e sedutora, escondem uma vontade muito forte, um grande desejo de ascensão social.
Dia: sábado
Data: 4 de Dezembro
Metal: Cobre
Cor: Marrom

SAIBA MAIS:
[MENININHA DO GANTOIS, A RAINHA DO TRONO DOURADO DE OXUM]


GERÔNIMO & ELBA RAMALHO - [É D'OXUM]

3 comentários:

Paulo Francisco disse...

Gostei deste post. Uma visão bonita e inteligente de oxum.
Um abraço

Gisa disse...

Sou filha de Oxum e isso muito me honra.
Um bj querido amigo

Mery disse...

Amei também...
Ser filha de Oxum, acho que sou, é aquela que chora, Mamãe Oxum(?),
JÁ ME FALARAM ISSO, EU GOSTO DESSE TIPO DE CRENÇA.

No mais, estou te seguindo, baiano, moras bem, viu!
Eu sou do Rio de Janeiro, um caos...
Uma boa tarde de sábado.
Beijos, da Mery.