ESCRITORES

ESCRITORES

"As Certezas e as Palavras" - Carlos Henrique Schroeder

As certezas e as palavras

Ganhador do Prêmio Clarice Lispector de Literatura 2010


"As Certezas e as Palavras é o nono livro do escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder. Reúne mais de 20 contos deste autor, alguns deles inéditos, outros já editados em coletâneas, revistas ou jornais nos últimos cinco anos. As relações entre as certezas e as palavras são o tema de uma série de histórias sólidas, totalmente viscerais e desafiantes, tanto em linguagem quanto em técnica."
Correio do Povo, 20/3/2010

"Em 19 contos curtos, o autor catarinense desfia uma narrativa irônica e afiada ao construir personagens inusitados, como os irmãos que vão passar um tempo juntos no cemitério a pedido da mãe ou aquele que encara os rodapés de livros como a parte mais interessante da vida. O nono livro de Schroeder é dividido em cinco partes e traz ainda homenagens a Virginia Woolf, Rimbaud e Shakespeare."
Correio Braziliense, 18/2/2010

"Não é à toa que Formas breves, do argentino Ricardo Piglia, é lido por um dos personagens de Schroeder. Ele sabe que o conto precisa ir direto ao assunto e que sua essência está no esmero técnico. Como também o disse Cortázar, o conto se faz menos de "o que diz" e mais do "como diz". O uso de elipses, do diálogo sem maiores caracterizações de espaço e tempo, o encadeamento de cenas que lembra o texto para teatro sem rubricas, a linguagem debochada e o ritmo vertiginoso são algumas das qualidades desse As certezas e as palavras."
Resenha de Ieda Magri, no Ideias & Livros, do Jornal do Brasil, 26/2/2010




Site do autor: [www.carloshenriqueschroeder.com.br/livros.php]

Para saber mais sobre a obra, acesse:
[www.editoradacasa.com.br/livro8.php]
Postar um comentário