ESCRITORES

ESCRITORES

Novos Baianos - Samba da Minha Terra


"Samba da Minha Terra" apresenta toda a técnica e suingue da voz e do violão do Moraes Moreira, da guitarra do Pepeu e todo o time reunido, batendo uma bola e mandando ver no som. É o terceiro episódio de uma "trilogia fictícia" composta por fragmentos extraídos do filme Novos Baianos Futebol Clube [1973], dirigido por Solano Ribeiro, numa co-produção da TV Bandeirantes com uma TV alemã. 
Devido sua importância histórica e cultural, a exibição desses vídeos no youtube representa uma tentativa de partilha e difusão de um dos materiais audiovisuais mais nobres da música popular brasileira, inexplicavelmente sem lançamento oficial até o momento. Esta obra fenomenal ainda pertence ao submundo da cultura underground, apesar de toda tecnologia de restauração e possibilidade de comercialização.
Em cena, o maior grupo de música brasileira, os Novos Baianos, composto por cantores, instrumentistas, poetas, bailarinos e compositores. Nesse tempo, viviam e tocavam juntos num sítio em Jacarepaguá, o Cantinho do Vovô. 
O som era "fruto da vivência profunda de um grupo cujo fundamento é a escolha do tortuoso caminho da criação e recusa aos vãos atrativos da caretice"[Rogério Duarte]. 
Revolucionaram tanto na música quanto no comportamento e se revelaram um dos maiores fenômenos da história da música. "Quem tiver olhos, veja. Quem tiver ouvidos, ouça".


Nenhum comentário: