ESCRITORES

ESCRITORES

Jackson do Pandeiro - Programa Ensaio - TV Cultura

Jackson do Pandeiro
Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho [Alagoa Grande-PB, 31 de agosto de 1919 – Brasília, 10 de julho de 1982], foi um cantor e compositor de forró e samba, assim como de seus diversos subgêneros: baião, xote, xaxado, coco, arrasta-pé, quadrilha, marcha, frevo, dentre outros. Dono de um padrão rítmico invulgar, o maior ritmista brasileiro ficou conhecido como: O Rei do Ritmo, Rei da Embolada, Rei do Coco, enfim: artista brasileiro único no gênero, superior e incomparável, um músico que explorava o ritmo das palavras...
Sua contribuição musical, contudo, continua servindo como referencial para artistas, simpatizantes e estudiosos da música popular nordestina e brasileira.
Jackson era dono de voz e ritmo inconfundíveis. O Nordeste foi sua razão e sua inspiração e a vida de luta do homem nordestino, a matéria-prima da sua obra.
Renomados artistas da Música Popular Brasileira gravaram suas músicas, entre eles cantores como Alceu Valença, Gilberto Gil, Gal Costa, Lenine, João Bosco, Paralamas do Sucesso, Geraldo Azevedo, Genival Lacerda, Zé Ramalho, Tom Zé, Dominguinhos, Chico César, Leila Pinheiro e Chico Buarque, entre outros.







Nenhum comentário: