ESCRITORES

ESCRITORES

Yauaretê - A concepção de ser humano numa das canções mais geniais de Milton Nascimento

Nessa notável canção de Milton, o drama existencial transcende o âmbito da filosofia acadêmica e atinge a arte popular. Na inspiradíssima letra, o homem dialoga com a onça Yauaretê, pedindo-lhe - a ela que já atingiu seu processo de autorrealização, a excelência do ser, seu ser-onça, que lhe ensine o correspondente ser-homem.


Senhora do fogo 
Maria Maria 
onça verdadeira me ensina a ser realmente o que sou 
põe a sua língua na minha ferida, vem contar o que eu fui 
me mostra meu mundo 
quero ser jaguaretê 

Meu parente, minha gente, cadê a família onde eu nasci 
cadê meu começo, cadê meu destino e fim? 
para que eu estou por aqui? 

Senhora da noite 
senhora da vastidão 
ouvir pegadas e pegar 
seguir a sina de sangrar pra se alimentar 

tem de guerrear, lutar, matar pra sobreviver 
pois assim é a vida 

Quem vem lá? é onça que já vem comer 
quero ser a onça, meu jaguaretê 
quero onçar aqui no meu terreiro 
vou onçar sertão e mundo inteiro 
já está na hora da onça beber o seu 
vou dançar com a lua lá no céu 

Dama de fogo 
Maria Maria 
onça de verdade, quero ter a luz, ouvir o som caçador 
me diz quem sou, me diz quem fui 
me ensina a viver meu destino 
me mostra meu mundo 
quem era que eu sou?

Nenhum comentário: