ESCRITORES

ESCRITORES

Entre a Filosofia e o Amor: A Poesia de Micheliny Verunschk


"A poesia para mim é a forma mais eficaz de alcançar algo inatingível, a essência do real ou, antes, o real em essência. É também o único modo pelo qual posso enxergar o mundo. Ela está um degrau acima da filosofia e um degrau abaixo do amor." - Micheliny Verunschk, entrevista no blog: Sambaquis.

Landy Editora, Coleção Alguidar, o livro de Micheliny Verunschk é obra inovadora e contundente. Bem entende Mário Hélio esta poesia quando diz: “a dor e o prazer estão enredados no mesmo labirinto, se aninham e se fincam na carne ... É emoção concentrada, decantada. Mas com sutis crueldades e poucas concessões ... A música deste livro só se ouve bem se se deixa fluir por todo o corpo”, é o que em poucas palavras essa poesia resume tal o poder de sua linguagem poderosamente expressiva e que, por isso, é capaz de congregar simultaneamente o encantamento, a alegria e o prazer próprios de uma poesia verdadeira. É assim que essa pernambucana, de Arcoverde, vai compondo essa bela Geografia Íntima do Deserto.
Este livro foi finalista ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira, tendo ficado entre os 10 primeiros títulos indicados.

Leia entrevista de Micheliny ao [Portal Cronópios] e poesias da autora no [Jornal de Poesia]
Veja entrevistas da escritora e poeta ao programa [Encontros de Interrogação] promovido pelo Instituto Itaú Cultural em 2004, e no programa [Entrelinhas da TV Cultura], em 2009.

A Cartografia da Noite, pela Lumme Editor, faz parte de um projeto inicial que previa uma trilogia (da qual o Geografia íntima do deserto seria a primeira ponta). Não sei se desisti da trilogia, mas por enquanto ficamos com esse dueto, visto que o próximo livro de poemas (no qual trabalho agora) chama-se Outra arte e se afasta bastante desse projeto que engloba o Geografia e A cartografia. De resto, esses dois dialogam (desde o título, como se pode perceber) até um certo jogo de claro-escuro, de linguagem e de temática, afinal a noite e o deserto, em alguns momentos, podem ser compreendidos um como metáfora do outro. Alguns poemas que não couberam em Geografia acabaram por aparecer em A cartografia, enfim...

Saiba mais sobre a poética de Micheliny Verunschk em:
[Revista Cult » Cartografias poéticas de Micheliny Verunschk]

Blog da autora: [Ovelha Pop]




12 comentários:

Guará Matos disse...

Filosofando depois de algumas..."estar aqui é bom pra C...!"

Abraços.

Unknown disse...

Luiz,

"Geografia Íntima do Deserto" adorei este nome. Vou agregar as minhas aquisições.

Quero te agradecer a indicação do Prêmio Dardos, já peguei meu selo e divulguei :-)

Grande beijo,

Zélia Guardiano disse...

Luiz
Muito feliz com sua visita, com seu amável comentário e com sua inscrição como seguidor do meu modestíssimo espaço, vim correndo para agradecer , e encantei-me com o que aqui encontrei!
Grata!
Também sigo-te...
Grande abraço da
Zélia

Anônimo disse...

Oiiii,
Gostei muito da dica: poesia e filosofia unidas, não tem mistura mais perfeita.
Abraços.

Aleatoriamente disse...

Luiz, sempre bom aprender.
Gosto disso no Carrancas ele me ensina coisas novas bonitas.Tendo como amigo um poeta tão abilidoso.

Beijo.
Fernanda.

lolipop disse...

A minha divida está aumentando...mais uma descoberta. Fui espreitar as poesias...
"(...) Somente a carne-:
A carne sem qualquer filosofia."
Gostei!
CARINHOS

Maria Rita disse...

De fato teu Blog nos acrescenta muito!

Beijos pra Ti

Yon disse...

Boa noite Luiz! Obrigado por mais esta dica preciosa. Não conhecia os trabalhos desta autora, parece ser de um talento muito grande.
Abraços.

Aleatoriamente disse...

Bom dia meu amigo.
Passando para te deixar um beijo e lógico te ler mais um pouquinho.

Com carinho.
Fernanda.

josé carolina disse...

Luiz, eu adoro o Edson, sigo tudo que ele indica. E a dica, agora, fortificada por você... É, vou ter de rumar olhos agora pros caminhos aqui.
Um abraço!

disse...

Luiz, excelentes dicas! Muita informação boa. Terei que voltar com calma...
Beijos!

Marinha disse...

Ótima dica, Luiz!

Um final de semana de paz, querido.

Bj