ESCRITORES

ESCRITORES

Literatura, cinema e ativismo político na obra de Alice Walker

A produção literária da escritora e ativista política Alice Walker ficou conhecida mundialmente após a adaptação de seu romance "A cor púrpura" para o cinema, sob a direção de Steven Spielberg.



A literatura de Alice Walker, seja nos romances, seja na poesia, seja nos ensaios, é tão impregnada de ativismo que ela diz achar “impossível” a ideia de uma escrita literária sem ideologia.
Em Rompendo o Silêncio, Alice Walker volta a falar dos horrores do racismo numa seleção de narrativas sobre os dias que ela passou no Congo Oriental, em Ruanda e na Palestina. O  livro é resultado de visitas que a escritora fez para testemunhar situações de pobreza, dor, opressão e desespero em regiões da África e do Oriente Médio. 
Acreditando no poder de uma obra literária para provocar mobilização, ela diz que fez o livro em um formato curto, rápido de ler, para que funcionasse quase como panfleto. 
Alice Walker após testemunhar situações de vida que costumam estar fora das lentes da grande mídia e, principalmente, dos governos, acha importante que se saiba o que está acontecendo e como a violência e o sofrimento se apresentam em todas as partes. 
Seu processo de produção literária retrata sobretudo como as coisas chegaram até onde chegaram.e opta pela defesa dos direitos dos negros, das mulheres e dos direitos humanos em qualquer parte do planeta.




Nenhum comentário: