ESCRITORES

ESCRITORES

A Literatura Africana de Língua Portuguesa


Nos caminhos da ficção da África portuguesa trilham nomes como Mia Couto, Ondjaki, Paulina Chiziane, José Luandino Vieira, Boaventura Cardoso e Pepetela. Nas tramas dos livros, combinam história recente e mitos do passado mais antigo. Com forte conteúdo político e social, esses escritores recriam os anos de guerra e resistência e também o presente, feito de ironia e muito lirismo. Há entre esses ficcionistas, três que se destacam pelo trabalho de reinvenção da língua em seus textos: Os angolanos José Luandino Vieira (Nós, os do Makulusu, De rios velhos e guerrilheiros) e Boaventura Cardoso (O signo do fogo,  Mãe, materno mar) e o Moçambicano Mia Couto (Terra Sonâmbula, O último voo do flamingo). Dividindo-se entre o conto e o romance, esses autores trabalham a língua portuguesa buscando enfatizar a sua diversidade. Em seus textos, recorrem com frequência ao uso de neologismos, desobedecem à norma culta, empregam palavras das línguas de seus países, tornando-as mais próximas das realidades ambientadas pelo texto literário.
Ao leitor brasileiro, essa produção vai lembrar o nome de João Guimarães Rosa, uma vez que, tal como o escritor brasileiro que fez do sertão um espaço privilegiado, esses escritores, além de transformarem a língua com a interferência de construções um tanto insólitas, procuram trazer para a literatura certa dinâmica da oralidade.
Aqueles que desejarem mais conhecimento sobre a riqueza artística e cultural do continente africano devem adquirir na [DUETTO EDITORIAL] o exemplar da revista, Biblioteca EntreLivros, Vozes da África - Edição-06. Neste número da BIBLIOTECA ENTRELIVROS - série que aprofunda temas literários e culturais - são abordadas em 100 páginas, a diversidade cultural da África, a influência africana no Brasil e a vida social e literária nos países que falam português naquele continente.
Continue a leitura em:
- [Caminhos da ficção da África portuguesa], Por Rita Chaves e Tânia Macedo, Reportagem da Revista EntreLivros
- [Por Uma Nova Leitura da África] Por Luciana Lana, Reportagem da Revista CP- LITERATURA
- [zevaldoemaragogipe.com/colecao-historia-geral-da-africa]

Outra obra de referência: Boaventura Cardoso, a escrita em processo das autoras Rita Chaves, Tania Macêdo e Inocência Mata, [ALAMEDA EDITORIAL]
Postar um comentário