ESCRITORES

ESCRITORES

A Literatura de John Fante em Pergunte ao Pó

"Eu era um jovem, passando fome, bebendo e tentando ser escritor. Nada do que eu lia tinha a ver comigo. Eu tirava livro após livro das estantes. Por que ninguém dizia algo? Por que ninguém gritava? Então, um dia, puxei um livro e o abri, e lá estava. As linhas rolavam facilmente através da página, havia um fluxo. Cada linha tinha sua própria energia e era seguida por outra como ela. (...) E aqui, finalmente, estava um homem que não tinha medo da emoção. O humor e a dor estavam entrelaçados com uma soberba simplicidade. O livro era Pergunte ao Pó e o autor, John Fante. Ele se tornaria uma influência no meu modo de escrever para a vida toda. Trinta e nove anos depois, reli Pergunte ao Pó. Ele ainda está de pé, como as outras obras de Fante, mas esta é a minha favorita porque foi minha primeira descoberta da mágica."
 [Charles Bukowski]

Vale a leitura de Pergunte ao Pó, um clássico da literatura norte-americana. Lançada por John Fante em 1939, e publicada no Brasil pela José Olympio, a obra prefigura o que viria a ser a geração beatnik - de Jack Kerouac, Allen Ginsberg e Charles Bukowski - sendo justamente por ela incensada à condição de clássico. Conta a história do jovem Arturo Bandini, vagabundo de Los Angeles às voltas com duas aflições: a paixão pouco correspondida por uma garçonete e a impossibilidade de se estabelecer como escritor. Com uma prosa leve em que impera a oralidade, "o humor e a dor se entrelaçam com uma soberba simplicidade", na descrição de Bukowski.

COMENTÁRIOS:
"Simplesmente envolvente a história de Arturo, suas desventuras e o amor desmedido por Camilla, um livro para ser saboreado e guardado para sempre!!"
 
"Narrativa envolvente, que oscila do amor ao ódio num mesmo parágrafo. Bandini e suas emoções infantis indo do orgulho de suas pequenas glórias ao desespero da miséria como quem troca de roupa. É um livro fascinante e simples."

"Robert Towne esperou 30 anos até filmar Pergunte ao Pó. Valeu a pena!" -  Revista Época

Baseado no aclamado livro de John Fante, Pergunte ao Pó foi produzido por Tom Cruise, escrito e dirigido por Robert Towne (ganhador do Oscar por Chinatown). Uma história erótica de amor sensível que mergulha nas profundezas do desejo de um homem.
O lugar: Los Angeles da década de 30, no auge da depressão. Resorts abrigam sonhos de gente do mundo inteiro atrás de fama, fortuna e um lugar ao sol. O clima: os tempos são difíceis, mas a cidade é exótica e vulgar, ao mesmo tempo quente e empoeirada.
Elenco: Colin Farrell, Salma Hayek, Donald Sutherland, Justin Kirk, Eileen Atkins
Fragmentos do filme: Fragmento-1, Fragmento-2

COMENTÁRIOS:
"Um dos melhores filmes que já vi. Nos faz sonhar com o amor de Arturo e Camila e ver o esforço dos escritores para ter inspiração e conseguir reconhecimento do público. Lindo!"

"Que filme bom... uma história que prende nossa atenção do começo ao fim. E o final apesar de presumível ... é bonito demais."

Nenhum comentário: