ESCRITORES

ESCRITORES

Quarto de despejo - O brado da favela na escrita testemunhal de Carolina Maria de Jesus

Quarto de Despejo
  

Mulher negra, mãe solteira, semianalfabeta e favelada, semelhante à tantas outras que engordam as estatísticas da desigualdade social no Brasil. Uma escritora única, cujo olhar aguçado conduz uma narrativa forte e dolorosa que chama a atenção para a condição humana. Carolina Maria de Jesus é autora, entre outros, de Quarto de Despejo, fenômeno editorial do início da década de 1960. O livro, traduzido em 13 idiomas, publicado em mais de 40 países - cuja primeira edição, de 30 mil exemplares, esgotou em apenas três dias - vendeu mais de 1 milhão de cópias.
Carolina nasceu em 1914, na cidade mineira de Sacramento. Lá a escritora teve acesso a toda a edução formal recebida em sua vida, que se resumiu a dois anos de escola primária. De Minas Gerais, migrou para São Paulo, onde trabalhou como doméstica e, posteriormente, como catadora de papel. Estabeleceu-se na favela Canindé, às margens do rio Tietê, uma das primeiras comunidades a se aproximar do centro da capital paulista. E foi ali descoberta pelo jornalista Audálio Dantas.
Autodidata, amante dos livros e da escrita, Carolina registrava o seu cotidiano em cadernos que recolhia do lixo. Nos mais de 30 diários que escreveu, a autora agregava às anotações pessoais observações sobre a favela, o descaso, os contrastes entre o centro e a periferia, a política, etc. Seu relato - que tem início em 15 de julho de 1955 e se encerra em 1 de janeiro de 1960 - deu corpo a Quarto de Despejo, sua obra mais conhecida. O texto é marcado por uma ironia aberta beirando o sarcasmo, pela consciência das condições política e social que determinam as estruturas de miserabilidade, por uma ambiguidade sofrida em relação à condição do negro e por um diálogo acalorado com o discurso "culto".

Clarice Lispector com Carolina Maria de Jesus no
lançamento do livro em 1960.
[foto do acervo de Paulo Gurgel Valente]
O livro, um documento inestimável da situação de marginalização em um grande centro urbano, dialoga com obras como A Geografia da Fome, de Josué de Castro, ao mesmo tempo em que mantém um valor literário incontestável por sua intensidade narrativa, por seus grandes momentos metafóricos e pelo lirismo cru. Os diários, organizados por Audálio Dantas, sofreram algumas alterações e cortes, até que se chegasse ao produto final. Manteve-se, no entanto, a dicção da autora, sua fluidez, seu léxico, seu "português gostoso" "na língua errada do povo, língua certa do povo", como falava o poeta Manuel Bandeira.
[Por Micheliny Verunschk, na revista Discutindo Literatura, Edição-14]





VEJA TAMBÉM ESTES VÍDEOS SOBRE A VIDA E OBRA DA AUTORA: [QUARTO DE DESPEJO-1]
                                                                        
                                                                                                                  [QUARTO DE DESPEJO-2]

4 comentários:

Anônimo disse...

Deve ser bem interessante a história dessa mulher. Me deixou curiosa. Boa pedida.
Obrigada.
Abraço

Antonio José Rodrigues disse...

Belo resgate, Luiz. Abraços

Gisa disse...

Mulher forte e de coragem. Gostei do relato.
Um bj.

Palavras Vagabundas disse...

Luiz, bela lembrança, hoje ninguém mais fala desse livro!Esse livro é um documento maravilhoso, vale super a pena ler.
abs
Jussara