ESCRITORES

ESCRITORES

O Povo Brasileiro - Darcy Ribeiro


"Os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia. Essa unidade não significa porém nenhuma uniformidade. O homem se adaptou ao meio ambiente e criou modos de vida diferentes."
No ano de 1995, o antropólogo Darcy Ribeiro publicou o livro O Povo Brasileiro, no qual aborda a estruturação dos diversos "modos de vida" de nossa nação. Ele fala sobre nossas matrizes: tupi, lusitana e africana, do encontro destas matrizes e da estruturação do modo de vida, costumes e tradições Cabocla, Caipira, Crioulo, Sertaneja e Sulina. Por fim, discute o Brasil atual, como um país rico em diversidade de "modos de vida" e como ele se construiu.
Tamanho o sucesso e excelência do livro, a TV Cultura, a GNT e a Fundar coproduziram um documentário mostrando em vídeo aquilo que o antropólogo mostra em palavras. O documentário conta com a participação de personalidades como Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab´Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil e Hermano Vianna, dando depoimentos e discutindo trechos do filme.




Um comentário:

Sonhos melodias disse...

Oi Luiz! Hoje estou aqui pra te convidar a conhecer o blog literário no qual faço parte. Hoje tem texto meu.
http://coletivoclaraboia.wordpress.com/2012/02/01/curto-circuito/
Te espero por lá
Abraço