ESCRITORES

ESCRITORES

A colossal obra artística de Candido Portinari

Candido Portinari, artista plástico brasileiro, pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956, e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.



Quando Candido Portinari morreu em 1962, aos 58 anos de idade, o Brasil perdeu um dos artistas mais importantes de nossa história.
Autor de uma obra colossal, com quase cinco mil trabalhos catalogados, Portinari é o nosso principal muralista, o nosso maior pintor histórico e o autor da maior obra sacra do país. Ele é o pintor que fez o mais completo retrato do Brasil já concebido até hoje. 
Pode-se dizer que Portinari criou através da pintura uma verdadeira odisseia da gente e da história brasileira. Participam deste programa o poeta Ferreira Gullar, o artista plástico Hélio Dias Pereira e o escritor e filho João Candido Portinari.


Saiba mais sobre a vida e obra do artista, acessando:
[museucasadeportinari.org.br/candido-portinari/a-vida]

Nenhum comentário: