ESCRITORES

ESCRITORES

O que o dinheiro não compra - Michael J. Sandel

Hoje, quase tudo está à venda. Existe algo errado em um mundo onde tudo parece estar à venda, desde o número do celular de seu médico até vagas em uma universidade de prestígio? E o que dizer de pessoas que vendem a virgindade ou alugam um espaço na testa para publicidade ou crianças que recebem dinheiro da escola para cada livro que leem? Estes são alguns dos exemplos que Michael J. Sandel utiliza para mostrar que hoje em dia quase tudo está suscetível à lógica de compra e venda, sem que nenhum questionamento moral de valor seja feito.
"Hoje, a lógica da compra e venda não se aplica mais apenas a bens materiais: governa crescentemente a vida como um todo. Está na hora de perguntarmos se queremos viver assim."
"Virgindade leiloada? Testa tatuada para marketing de um produto? Material escolar com propaganda empresarial? Carros de polícia com publicidade privada? Mercado de órgãos humanos? Compra e venda de título de paternidade? Será que o escopo do mercado ultrapassou limites razoáveis? Sandel pensa que sim, e tem bons argumentos.
Seu livro é recheado de casos empíricos que forçam uma reflexão acerca do mundo em nossa volta. Sandel não é ignorante sobre o ponto de vista econômico e liberal. Ao contrário: ele traz sempre esse lado ao debate, mas o coloca em confronto com outros valores. Há um claro trade-off em jogo, e muitas vezes a resposta não será fácil."
[...]
"É degradante uma menina perder sua virgindade após um leilão na internet, em vez de fazê-lo com um namorado, ambos apaixonados e descobrindo os encantos da vida sexual. Não importa que ela pense o contrário, ou que seja livre para realizar tal troca.
Uma sociedade tomada por essa mentalidade de que tudo pode ou deve ser colocado à venda é uma sociedade corrompida. Sandel termina seu livro deixando duas perguntas importantes no ar:
"Queremos uma sociedade onde tudo esteja à venda? Ou será que existem certos bens morais e cívicos que não são honrados pelo mercado e que o dinheiro não compra?"

Para ler o texto completo, acesse:
[veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino-o-que-o-dinheiro-nao-compra]

Em 15 minutos, Michael Sandel, filósofo político e importante professor da Universidade de Harvard, apresenta de forma dinâmica e intuitiva as ideias principais do seu livro "O que o dinheiro não compra".



Veja também entrevista completa do filósofo Michael Sandel, da série "Justiça", à Globo News:

Nenhum comentário: