ESCRITORES

ESCRITORES

Álvaro Assmar - Ícone precursor do Blues na Bahia

Após 32 anos de carreira, Álvaro Assmar Pereira [1958-2017] deixa um expressivo legado ao Blues no Brasil como o mais respeitado artista do gênero de sua geração. Músico guitarrista, cantor e compositor marcou seu talento trilhando os caminhos do Blues na Bahia, exprimindo com perfeição as ideias, emoções e valores estéticos deste tipo de canção de modo altamente significativo.
O artista é de fato um dos compositores baianos mais atuantes. Por isso, ele é considerado um dos mais importantes ícones culturais do gênero na Bahia a expressar com brilhantismo a verdadeira alma do Blues, um ritmo que encanta o mundo com a sua força e toda energia e musicalidade de um dos estilos mais bonitos e profundos da música mundial. 
Álvaro foi o responsável por abrir o caminho e introduzir a cultura do Blues na Bahia. O último trabalho, de 2014, intitulado "The Old Road", entrou na lista de pré-indicados ao Grammy Latino.
"Todo cara quando é jovem tem sonhos. Uns conseguem realizar e outros não. Plantei um sonho e acabou prevalecendo minha verdadeira vocação como músico", disse o guitarrista, que ainda ressaltou que recebeu convites para tocar outros estilos, mas que se manteve fiel ao ritmo que sempre amou. "Fiz uma escolha, sofri alguns assédios, mas recusei todos e não me arrependo".
Álvaro Assmar, frequentemente aclamado como precursor e mestre do Blues na Bahia, ficou conhecido pela sua técnica de "slide guitar", e foi reconhecido pela crítica especializada como um dos mais importantes guitarristas brasileiros, com sete CDs e dois DVDs lançados oficialmente. 
Em 2014, o seu sexto álbum "The Old Road" foi indicado a quatro categorias do Grammy Latino, durante fase preliminar.
Há 14 anos, Álvaro produzia e apresentava o programa semanal "Educadora Blues", pela Rádio Educadora FM de Salvador -107.5, que ia ao ar toda quarta-feira, às 21h.



Nenhum comentário: