ESCRITORES

ESCRITORES

A literatura de nuances afetivas de Caio Fernando Abreu



Os dragões não conhecem o paraíso
Os Dragões não Conhecem o Paraíso
Escritor da paixão, como foi chamado por Lygia Fagundes Telles, o gaúcho Caio Fernando Abreu reúne, neste que é considerado o seu melhor livro, treze contos girando todos em torno do mesmo tema - o amor. Amor e sexo, amor e morte, amor e abandono, amor e alegria, amor e memória, amor e medo, amor e loucura são alguns de seus desdobramentos nestas histórias que formam uma espécie de retrato interior - tirado à beira do abismo - do Brasil de hoje.
Há, neste texto, loucura, amor bruto sem ponto final, respiração constante e intensa. Quase sobrenatural a aproximação que o Caio faz dos nossos sentidos com o sentimento. Absurdo. (Opinião do leitor Rafael Gomes, Data: 14/4/2009)



Caio Fernando Abreu
Morangos Mofados
"As pessoas estão procurando o amor, ou enlouquecendo, ou discutindo à espera de um futuro".
[Caio Fernando Abreu sempre foi um narrador da falta. Seus personagens se movem como fantasmas pela vida urbana brasileira, seres com a consciência da própria incompletude afetiva e existencial, agarrando-se como podem a qualquer promessa de escape - do sexo à astrologia, das drogas ao I-Ching, da política à psicanálise. O que boa parte dos seus contos, novelas e peças de teatro expõem é a insuficiência dessas soluções - aquele momento em que o indivíduo se vê sozinho, indefeso em meio a um universo a que nunca poderá se integrar. ...]
[As influências de Caio nos anos 1970 - Clarice Lispector, Kafka, o existencialismo, em alguns momentos o realismo mágico latino e o hedonismo beatnik - eram as mesmas da nova década, mas agora estavam a serviço de uma literatura vista quase como metáfora, o inventário de uma juventude pega no contrapé pelo fim das utopias....]
[De forma geral, Caio deu uma resposta vigorosa, principalmente nos anos 1980. Como bom cultor dos paradoxos, ele fez da desolação matéria-prima para uma literatura encantatória. É como se a generosidade de sua prosa, que não poupa imagens, cheiros, gostos e um inesgotável estoque de nuances afetivas, fosse expressão de seu maravilhamento diante da vida, a mesma que lhe negou qualquer possibilidade de paz.
"A única magia que existe é estarmos vivos e não entendermos nada disso".
(Michel Laub, em resenha da Revista EntreLivros, Edição-10)

Saiba mais sobre a obra de Caio Fernando Abreu, acessando:



Assista ao curta-metragem de um dos contos: [youtu.be/kgq3Td4mYSo]

9 comentários:

Gisa disse...

Caro Luiz
Gosto da maneira como abordas e descreves a obra. Uma análise rápida mas que consegue captar o essencial do texto despertando no teu leitor uma enorme vontade de estabelecer um contato imediato com o autor comentado.
Obrigada pelas visitas e volte sempre que quiaer é um imenso prazer ler os seus comentários.
Um beijo

Marluce, em palavras disse...

Luiz,


És um exímio escritor. Tens inteiro conhecimento do que é abordado nos teus posts, isso é peculiar dos grandes mestres da escrita!


Um abraço, Marluce

Yon disse...

Parece ser um ótimo contista este Autor. Procurarei seu livro.Obrigado por mais esta dica.
Abraço,

Yon

Aleatoriamente disse...

Luiz,
Saiba: emocionou-me teu comentário.
Muito obrigada!
E citou também uma cantora que gosto Rita Lee.
Amei!
Teu texto sobre Caio Fernando.
Sabe gosto muito de sua escrita.
Você consegue deixar o leitor querendo mais e mais aqui, é gostoso de ficar.
Peguei até um cafezinho, heheh...
Sou maluca por café, quando vou ler algo que gosto muito tem de ter um cafezinho. Tenho mania de tomar café num copo daqueles pequenos que vem extrato de tomate rsrsr...
Ah esse meu copinho me acompanha até nos melhores lugares, livraria Saraiva.

Beijo meu amigo.
Fernanda.

Marinha disse...

Nossa! Sinto-me uma aprendiz toda vez que chego aqui. Bem, se é para aprender, que eu aprenda com os melhores. Gosto muito desses espaço!
Voltei a poetar (ai, que medo! hehe).
Obrigada pelo copmentário lá no blog.
Um beijo.

Luisana Gontijo (Lu) disse...

Olá, Luiz!
Maravilha nos oferecer esta verdadeira biblioteca virtual, na qual você prepara com competência e carinho as resenhas a nos apresentar.
Gostei muito de saber detalhes sobre a literatura de Caio Fernando e virei sempre para buscar informações sobre outros grandes.
Beijo!

Anônimo disse...

Oi,
Para as pessoas apaixonadas pela leitura e literatura, este é o espaço. Sempre com boas dicas!
Eu não conheço muito sobre este escritor, mas tenho lido "muita coisa" boa dele, acho que vale a pena mesmo conferir.
Abraços e é sempre um prazer tê-lo em meu blog.

Aline Goulart disse...

Eu acho que o meu primeiro comentário não foi enviado. Primeiramente, gostaria de agradecer a sua visita e carinho com o meu blog. Eu adorei as dicas dos livrios, principalmente Morango Mofados que já tive a oportunidade de ler. Eu sou fá do meu conterrâneo, Caio sabe se expressar vários assuntos com uma sensibilidade e clareza.
Tenha um ótimo fim de semana. Beijos.

Felicidade Clandestina disse...

Que postagem mais linda =)
Amo demais o Caio F.


Quem sabe um dia faço uma tese sobre ele... quem sabe, rs.