ESCRITORES

ESCRITORES

O realismo insólito, tenso e hipnótico de Samanta Schweblin

Escritora argentina mais representativa da nova geração, Samanta Schweblin sempre escreveu sem jamais imaginar que viveria do seu ofício. Ganhadora do "Prêmio Casa De las Américas" em 2008, seus contos instigantes ganharam o mundo e hoje ela tem livros publicados em vários países, inclusive no Brasil. Suas opiniões sobre a nova literatura latino-americana e uma viagem por seus contos fantásticos fazem dela a herdeira de Borges, Cortázar e Bioy Casares, mestres da literatura argentina em textos curtos.


Primeiro livro de Samanta Schweblin publicado no Brasil, "Pássaros na boca", é uma antologia de contos que demonstra por que a escritora argentina é considerada a herdeira literária de mestres do realismo fantástico como Borges, Bioy Casares e Julio Cortázar. As dezoito histórias integrantes da obra principiam com situações cotidianas que vão, pouco a pouco, assumindo contornos insólitos, por vezes aterrorizantes. São homens e mulheres, jovens e crianças diante de um mundo hostil em que, de um instante para outro, sem qualquer ruptura ou explicação, o que parecia normal deixa de ser, e de maneira irreversível.



Uma narrativa hipnótico, incômoda e fascinante O campo se transformou diante de nossos olhos sem que ninguém percebesse. Talvez não se trate de estiagens ou de herbicidas – e sim do fio vital e afiado que nos prende a nossos filhos, e do veneno que lançamos sobre eles. "Distância de resgate" acompanha esta fatalidade vertiginosa fazendo sempre as mesmas perguntas: Existe por acaso algum apocalipse que não seja pessoal? Qual é o ponto exato em que, sem saber, damos o passo em falso que acaba nos condenando? Samanta Schweblin escreveu uma narrativa extraordinária e hipnótica, urgente e duradoura, que consegue nos manter inevitavelmente presos e imersos num universo ficcional perturbador.






Nenhum comentário: